sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dia Mundial do Livro

Buenas noches, chicos y chicas...

     Ontem foi o dia do livro, e como estou atrasada, vou fazer um post hoje para compensar ontem, pode ser?
      
    Antes de mais nada: Marcio Alexandre, meu amigo, estou contigo pra tudo! Mesmo longe, estou perto, tá? Lembre-se que quando estamos fracos é que somos fortes. Minhas orações, pensamentos e sentimentos estão contigo, viu? Um grande abraço de urso, daqueles bem apertados!!!

   Vamos lá, falando um pouco sobre livros.


Há algum tempo eu comentei em um de meus posts que livros pra mim eram artigos de luxo. Comprei meu primeiro livro aos 19 anos (Conhecer Jesus é Tudo) e passei um bom tempo sem comprar. Aos 25 eu voltei com essas. Lembro até hoje. Na hora do intervalo na faculdade vi a feirinha de livros. Olhei, andei por ela, pesquisei preços e saí de lá com "A Cabana" e "Histórias para Aquecer o Coração". A última vez que vi meu pai, estava lendo "Histórias para Aquecer o Coração". Aquelas histórias lindas, uma delas especificamente, me marcou e muito. 

  Os livros podem ser partes importantes de nossa vida, de nosso cotidiano. Muitas vezes nós nos identificamos com personagens e até mesmo com a história. Voltando a falar sobre meu pai. Ele me lembrava fisicamente o Senhor Madruga. Magrelo, irônico, com a cara meio enrugada, apesar de não mostrar realmente a idade que tinha. Morei seis anos longe de casa, saí com 19 e voltei com 25, na semana que completei seis anos de independência, voltei pra casa pra cuidar dele. Ele precisava de mim. Prometi que tentaria ser a melhor filha do mundo. Cuidei dele, perdoei ele e ele me perdoou. Todos os dias eu lia para ele uma história diferente, lições de vida. Sentávamos na beirada do fogão à lenha lá no sítio, e toda noite, por volta das sete, eu lia uma linda história pra ele. Quando ele faleceu, eu fiquei desolada, e por algum motivo eu me culpei. Fiquei um tempo sem ler nada depois disso, não sei bem o porquê. Mas não tinha mais vontade de ler. Foi quando ganhei de uma das minhas irmãs o livro "A Última Música". Já tinha assistido o filme, sabia o que acontecia, mas o livro é sempre melhor, então resolvi ler. Gente, parecia a minha história, a nossa história, minha e de meu pai!

    Não sei se isso de certa forma me motivou, mas voltei a tomar gosto pela leitura. E não parei mais! Desde então estou numa "piriguetagem literária" que só! Piriguetagem literária, adorei isso! Aquela pessoa que está lendo um e de olho em outros, ahahahah... Essa semana mesmo: estava em Sampa, tinha acabado de desembarcar do ônibus vindo de Minas Gerais, e enquanto esperava meus amigos chegarem para me trazer para a calmaria interiorana, deixei minha mamys com as bagagens e fui comprar algo para comermos. No meio do caminho vi uma livraria, entrei e uma hora depois saí com três livros de lá! Pior: estava com um na bolsa que eu não vejo a hora de terminar de ler, mas  sabe o que fiz? Foi mais forte que eu,  imediatamente comecei a ler um deles. Resultado? Ah, isso é fácil de adivinhar: deixei o outro de lado e hoje já terminei o que estava lendo, e logo, logo tem resenha dele aqui no meu cantinho.


   E como toda piriguetagem tem um alvo amoroso, eu também tenho muitos amores nos livros. Sou como o Lou Bega na música "I Got a Girl", onde ele fala que tem uma garota em cada canto do mundo. Simultaneamente, me lembro de uma música do Martinho da Vila, que ele gravou quando eu estava na minha adolescência, sabe, aquela que ele fala que já teve muitas mulheres? "Já tive mulheres de todas as cores, de várias idades, de muitos amores..." Sou mais ou menos assim com os livros. Tenho tantos amores literários... todos sabem que sou louca pelo Mr. Darcy de "Orgulho e Preconceito" e que decidi me casar com Peeta Melark de "Jogos Vorazes". Mas tenho outros grandes amores. Quem não ama o Romeo? A Julieta deve amá-lo muito, mas eu também o amo, rs! O Alex (Simplesmente Acontece), o "Querido John" - ele é adorável! - o Percy Jackson, estou bem apaixonada pelo Quatro (Divergente) também, Caleb (Prova de Fogo - apesar de odiá-lo até a metade do livro), o Caçador Eric (Branca de Neve e o Caçador) e o Caçador da Branca de Neve do livro "A Once Upon a Time Tale", e não posso me esquecer do Noah (Diário de uma Paixão) e seu amor incondicional. Também não dá pra esquecer o Dawson de "o Melhor de Mim" - melhor livro do Sparks em minha humilde opinião -  enfim, muitos amores. Já me senti parte de muito livro também. Esse que eu citei ali em cima, "Simplesmente Acontece", gente, credo! Parece minha história - ô menina azarada, sô! Só que diferente dela, eu não engravidei cedo, mas as oportunidades perdidas, sabe, isso é zuado... Como pode um escritor saber tão bem como entrar na vida das pessoas? Já fui tributo, já fui fui pra guerra, enfrentei fúria de deuses gregos e romanos, passei por facções, sou narniana - claro - passei um tempo no castelo da Imperatriz dos Etéreos, já viajei pelo tempo e espaço. Estive em outros planetas, universos paralelos, dei um rolê no vórtice temporal (conversa de Whovian, hein? rs!), e ando sempre na companhia dos patriarcas e profetas, reis e rainhas, discípulos e sábios, e caminho ao lado de Jesus ansiando pela nova terra toda vez que abro o livro sagrado e tiro algumas sábias lições. 



   Enfim, ler nos motiva a sonhar! Então, meu único conselho é esse: LEIA! Não importa que seja um livro pequeno ou um calhamaço, um gibi ou a embalagem do condicionador. Desenvolva esse hábito, saia um pouco da televisão, e viaje por todos os lugares possíveis! Sabia que eu visito direto a Carolina do Norte e ainda hoje de manhã eu estava em Jerusalém e no final do dia na Irlanda? Semana passada eu estava na Índia e no Canadá, esses dias atrás na França e na Alemanha, Nárnia já é caminho de roça, e já visitei alguns lugares escondidos como Hogwarts e as Montanhas Geladas. Já estive até mesmo a prisão mais segura do universo: Shada! 

    Bem, senhores e senhoras, vou ficando por aqui, preciso dormir, ahahah....

Um grande e apertado abraço, aproveitem o fim de semana pra descansar e ler muito! Beijos e mais beijos, se gostarem do post, quiserem tirar alguma dúvida, deixem recadinhos, adoro quando vocês deixam! ^.~



FELIZ DIA MUNDIAL DO LIVRO - ATRASADO! 


Beijoooo! =)

2 comentários:

Página Anterior Próxima Página Home
Layout criado por