quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Títulos inteligentes

    Olá corações, tudo bem?
Estou bem também. Aqui no interior tá rolando um temporal, o cheirinho de terra molhada é maravilhoso.

    Hoje de manhã eu estava pensando em como alguns títulos são tão criativos. Alguns entregam a mensagem logo de cara, outros são gigantes, outros ainda são tão criativos que não têm nada a ver com o livro inteiro, até que em um dado momento você pensa: "huuummmmm... Entendi o título!". E pensando nisso, resolvi escolher cinco livros com títulos inusitados e inteligentes que não entregam o ouro. Bora lá?

A Imperatriz dos Etéreos - Laura Gallego García

    
    Eu sei que já falei 388 mil vezes sobre esse livro aqui, mas, esse post se originou através do pensamento do nome desse livro. Automaticamente, pensamos que o livro fala sobre uma imperatriz, mas, não, conta uma estória encantadora e fala que muito além das geleiras existe um castelo onde mora uma imperatriz que quem chega até lá não sente frio, fome... E só lá no final, bem no final, a imperatriz faz uma participação especial, rs, ou seja, ela não é a protagonista. Ao contrário, ela é citada poucas vezes e aparece em uma cena. Mas, mesmo assim o livro leva o nome dela e nos dá a entender que a trama é sobre a mesma. Só que não!


A Última Música - Nicholas Sparks



   Apesar do nome ser bem óbvio, confesso que não imaginava o que seria a última música. Ronnie tinha herdado do pai o talento para o piano, mas desde o divórcio de seus pais, nunca mais tinha tocado. Pra mim a última música era usado como título pelo fato de Ronnie não querer mais tocar. Não imaginava o que seria, pra quem seria e onde seria usada. Por favor, me alcancem um lencinho, meus olhos marejaram (assim como sempre fazem quando eu penso nesse livro!)

Eclipse - Stephenie Meyer



    Todos sabem meu desgosto por essa saga, porém, esse foi o livro que eu mais gostei dos quatro. Eu entendi que o primeiro livro levava o título de Crepúsculo por ser a hora favorita do protagonista, Lua Nova receber esse nome por ser quando os Cullen foram embora, mas, não conseguia entender onde Eclipse se encaixava. Até chegar no último (ou penúltimo, não sei) capítulo e em uma conversa com Jacob, Bella lhe diz que Jake é o seu sol, e ele retruca: "Poderia ser o seu sol, mas, não posso conviver com um eclipse". Ou algo assim. Hahaha, faz tempo que li, não lembro direito, mas, me lembro de ter dito que essa foi a frase mais inteligente do livro todo. Ele não queria ser um estepe. Ponto.

O Melhor de Mim - Nicholas Sparks



    O melhor livro de Sparks - tenho certeza que já disse isso mais de uma vez, rs - em minha opinião, me levou a questionar o título várias vezes durante a leitura. O que era o melhor de mim? Quem era o "mim", Dawson ou Amanda? Só lá no final, em uma carta que alguém está lendo, é citado o que é o melhor de mim. E se eu parar para ler apenas esse parágrafo eu me debulho em lágrimas!

Percy Jackson & Os Olimpianos - O Último Olimpiano



    Nome grande, né? Esse é um diferencial nas sagas de Riordan, elas possuem título e subtítulo. Eu sempre acreditei que o Percy era o último olimpiano, até que na metade do livro eu pensei: "Percy não é um olimpiano, é um semideus... Então, ele não pode ser o último olimpiano, ele não nasceu no Olimpo..." E minha linha de raciocínio estava certa, eu só não imaginava quem era o ultimo olimpiano, se não me engano, tal pessoa nem foi citada nos outros livros e nem tinha sido citada até aquele momento... Se não me engano! Não me lembro, se foi citada foi algo rápido, pois não lembro mesmo.

    Então é isso, amores, vou ficando por aqui, ainda teriam outros títulos para serem explorados, mas, como dizemos aqui na minha cidade, "é o que tem pra hoje", hahaahah...

Aaaaaahhhh!!! Lembram que um tempo atrás fiz mó propaganda do livro da Babi do blog "Meu Mundinho Quase Perfeito"? Então, o blog dela tá de niver e tem um presentinho aqui pra quem quiser!


Beijooooo! ^.~


*** Imagens da internet

14 comentários:

  1. Oiii Cecy! Aiiin Adorei o post *--* que ideia genial kkk menina eu sou a pessoa que adora comprar livros pelo título kkkk não me pergunte o porque! Nossa A última música é incrível eu não li, mas assisti ao filme e mulher chorei tanto que todas as vezes que assisto eu choro kkkk Também não gosto da saga crepúsculo, juro que tentei assistir aos filmes mas não me prendeu e não achei o enredo legal, acho que desde então perdi o gosto de ver/ler algo sobre vampiros e lobisomens kkkk Vou lá no blog "Meu mundinho quase perfeito" para ver a supresa *--* e claro dar parabéns a ela!

    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Hellen! Legal a ideia, né? Eu também vou muito pelo título, hahahah... a Última Música me deixa desidratada, hahaha... A saga dos vampirinhos brilhantes eu assisti até o terceiro filme, fui ao cinema assistir, é mole? Aí eu li... Acho que se eu não tivesse lido eu teria assistido todos, os filmes, hahahaah...

      Passa lá no mundinho da Babi, ela vai adorar (e você também!)

      Beijoooo! =)

      Excluir
  2. Olá Cecyyyyyyy!
    Ameeeeeeeei a ideia do post!
    Que tudo guria!
    Eu compro siiiiiiiim livros por títulos e amei a maneira como vc deu aquela conferida em cada um dos livros e trouxe para nós todo esse encantamento!
    Aaaaahhhhh eu gostei da saga Crepúsculo, eu queria um lobo daqueles pra chamar de meu rsrsrs *O*
    Bjsssss flor
    Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luli!!!
      Que bom que curtiu o post, veio de surpresa pra mim também, rs!
      Olha, não gostei da saga Crepúsculo, mas, eu também queria um lobão daqueles pra mim, hahahahaah...

      Beijoooo! ^.~

      Excluir
  3. que criativo o post flor, eu não havia pensado nesses títulos dessa maneira. sempre vou pela sinopse ou capa. O título só se for impactante, se não passa despercebido, quero ler o primeiro, parece bom beijos

    Taynara Melo | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tay! Eu também vou pela sinopse, sempre vejo se o título chama a atenção, vou pra sinopse. Mas, seria mentira falar que nunca comprei nenhum livro só pela capa, rs!

      Beijoooo

      Excluir
  4. Eu amo demais A última música. Quem vê a sinopse do livro e do filme nem dá muito valor né? Só quando realmente entramos na história é que entendemos todo o conceito :)

    Gostei muito :)
    beeijos
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! É verdade, pela sinopse A Última Música não parece ser um livro bonito, parece mais um daqueles tipos de romance que tem aos montes por aí, mas, é um enredo tão profundo que me assusta. Fora que na capa do filme - que também é a do livro - o destaque é de Ronnie com Will, no filme o romance dos jovens é muito mais evidente do que a trama real, que é a transforação de Ronnie em um ser melhor e a conexão e a profundidade de caráter que ela desenvolve com o pai. No livro o foco não é o romance, mas o relacionamento dela com o pai. E só de lembrar já me deu vontade de chorar, haha!

      Beijooo

      Excluir
  5. Oi, Cecy!
    Realmente Eclipse é o melhor dos quatro livros. Eu achei a adaptação meio pombo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Foi difícil ler os livros, mas as adaptações... Deixa pra lá, hahaha!

      Beijoooo

      Excluir
  6. Oi Cecy! Que post bacana! Eu gosto muito da saga "Crepúsculo" e adorei ver as explicações para os títulos, fazem todo sentido :)

    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÂO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Rô! Muita gente gosta da saga, nada contra, só que pra mim não foi. Não "xonei", rs!

      Beijoooo

      Excluir
  7. Ainda não li nenhum desses, adoro cheiro de terra molhada, por aqui choveu muito também , bjus Cecy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheiro de terra molhada e som de chuva pra dormir são duas das coisas que mais amo com clima desse jeito!

      Beijoooo

      Excluir