sábado, 15 de abril de 2017

{{BEDA}} Post nº 15 - Tortura - Florbela Espanca

    Oi chuchus!

Hoje eu trouxe um pouquinho de uma poetisa que conheci há pouco tempo, mas, achei fantástica e quis compartilhar com vocês. Bora conhecer?

Imagem da internet



    Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa - Portugal. Seu nome de batismo era Flor Bela Lobo, mas, optou ser chamada de Florbela d'Alma da Conceição Espanca. Viveu apenas 36 anos, mas, teve uma vida bem tumultuada, e trouxe toda a inquietação, sofrimento e intimidade para suas poesias carregadas de erotismo, feminilidade e panteísmo.

    Uma vez um amigo meu do G+, o Wagner Williams me disse que Arthur Schopenhauer costumava dizer que a frustração e a tristeza são regras da natureza da vida, e Espanca seguindo os preceitos de Schopenhauer era tida como poetisa decadente, ou seja, hedionda em seus versos. Então, nada mais justo que trazer a poesia que me motivou a pesquisar mais sobre essa portuguesa incrível!


Tortura

Tirar dentro do peito a Emoção,
A lúcida Verdade, o Sentimento!
- E ser, depois de vir do coração,
Um punhado de cinza esparso ao vento!...

Sonhar um verso de alto pensamento,
E puro como um ritmo de oração!
- E ser, depois de vir do coração,
O pó, o nada, o sonho dum momento...

São assim ocos, rude, os meus versos:
Rimas perdidas, vendavais dispersos,
Com que eu iludo os outros, com que minto!

Quem me dera encontrar o verso puro,
O verso altivo e forte, estranho e duro,
Que dissesse, a chorar, isto que sinto!!


    Então, era isso!

Beijooooo

2 comentários:

  1. Quando estudei Florbela lembro que me encantei!
    Power girl em uma época que predominava o machismo, sonhadora como muitas de nós, teve a ousadia de ser poetisa uma profissão quase que exclusivamente de homens, mas o mais bacanudo é que não levantava bandeira, só queria ser feliz.
    Bjs Luli https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, ela mostrou que estava pronta pro páreo não dando a mínima para a sociedade machista e vibeu intensamente. Um grande exemplo de persistência.

      Beijoooo

      Excluir