terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Dia Nacional Das Histórias em Quadrinhos

     Olá, pessoas, tudo bem?

Hoje é um dia muito importante para a comunidade quadrinística, pois é o Dia Nacional das HQ's.

Imagem da internet
   Esta data tem como objetivo homenagear este gênero literário que é um grande responsável em apresentar e incentivar muitas crianças - e adultos também - ao mundo da literatura.

     No Brasil as HQ"s surgiram na metade do século XIX, porém ficou popular com o lançamento de alguns clássicos como A Turma da Mônica, O Menino Maluquinho, A Turma do Pererê e Tico e Teco - sendo esta considerada a primeira revista em quadrinho lançada no Brasil no dia 11 de outubro de 1905. 

Imagem da internet

    Já a escolha para essa datá é que em 30 de janeiro de 1869, foi publicada a primeira HQ brasileira, intitulada de As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem a Corte, de Angelo Agostini.

    Em 1984 (nasci!, rs), ficou certo então pela Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), que todo o dia 30 de janeiro seria comemorado o dia nacional do quadrinho em homenagem ao trabalho de Angelo Agostini, e anualmente, como parte das celebrações desta data, a Associação organiza o Prêmio Angelo Agostini, que tem o propósito de prestigiar os talentosos profissionais brasileiros atuantes na produção da 7ª arte. (Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-das-historias-em-quadrinhos/)

Imagem da internet
     Então pessoas, achei super legal isso e quis trazer a matéria sobre o Dia Nacional da HQ, não sabia disso. Então, quero parabenizar aos produtores de quadrinhos um feliz dia, e convido todos vocês para visitarem o blog do meu amigo querido Victor Hugo Carballo, Brigada Ônix. O Victor é quadrinista e sempre traz coisas legais com a Brigada Ônix - a épica jornada de três galantes herís em uma aventura mítica de proporções cósmicas -, eu acompanho as aventuras dessa Brigada há um tempo, e adoro. No momento o blog está de férias, mas, em breve teremos mais novidades por lá.

     Beijooooo


Imagem da internet





2 comentários:

  1. Uaaaaau amei esse post!
    Quadrinhos com história ou História dos quadrinhos.
    Sou da comunidade quadrinistica e amo HQ 😍😍
    Não tinha ideia que os primeiros gibis fossem tão antiguinhos, 1869, muitooo amorzinhooooooo.
    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luli!
      Como não amar os quadrinhos?
      Me lembro de ainda bem pequena pegando a coleção da Turma da Mônica do meu tio é passando horas e horas lendo... Também amo!

      Beijoooo

      Excluir