quinta-feira, 12 de abril de 2018

{{BEDA #11}} - Dica de Livro: Os Lusíadas em Quadrinhos - Por Fido Nesti

     Oie gentemmm...
Quem aí já leu Os Lusíadas de Luis de Camões? Palmas pra você, cê é bichão memo, hein? Eu não li, rs. Sim, eu sei, deveria ter lido no 3º colegial, mas, como eu fiz magistério, me livrei, rs. É um livro imenso com 8.816 versos que foi publicado pela primeira vez em 1572, e que vai continuar sendo parte importante da nossa vida. Porém, ler Camões não é fácil para ninguém, e há alguns anos algumas escolas optaram pelo paradidático em HQ de Os Lusíadas.

Imagem MLC
   O artista Fido Nesti leu Os Lusíadas e procurou extrair as partes mais importantes dessa obra e tentou imaginar como seriam os personagens do ponto de vista de Vasco da Gama enquanto navegava procurando as Índias - não as indígenas. Então, esse desenhista brasileiro transformou o que leu em personagens caricatos para que os adolescentes conseguissem absorver a leitura de uma maneira prazerosa ao invés de obrigatória.

    O Ministério da Cultura apoiou esse projeto e a editora Peirópolis que é responsável por diversos livros nesse estilo realizaram esse projeto lindo e proporcionaram a todos uma visão muito mais divertida da viagem de Vasco da Gama.

Imagem MLC
    Temos poucos capítulos, apenas 47 páginas, dá pra ler numa sentada, Claro que passamos pelo Gigante Adamastor e pela ilha dos Amores, então, não se perde nada de importante que essa obra tem a nos oferecer. Acho que vale super a pena!

Imagem da internet
Esse mapa reproduz exatamente o caminho percorrido na viagem de Vasco da Gama citado na obra. 

    E não é só Os Lusíadas que a gente encontra em HQ, não. A editora quis realmente facilitar a vida dos alunos e trouxe vários clássicos em versão de quadrinhos, como Fausto (Goethe), Dom Quixote (Miguel de Cervantes), Odisseia (Homero), Macunaíma (Mário de Andrade), O Corvo (Edgar Alan Poe), A  Morte de Ivan Ilitch (Liev Tolstói), Eu, Fernando Pessoa (Fernando Pessoa), A Mão e a Luva (Machado de Assis), O Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente), A Divina Comédia (Dante Alighieri) e por aí vai. 

Então, essa é a dica de hoje, amores! Espero que gostem. Já conheciam? Contem para mim!

Beijoooo

Os Lusíadas em Quadrinhos - Por Fido Nesti, série Clássicos em HQ. Editora Perirópois, 47 páginas. Amei!


             

Nenhum comentário:

Postar um comentário