segunda-feira, 9 de abril de 2018

{{BEDA #7}} - Rio - Frank O'Hara

     Olá, pessoas!
Muito tempo atrás eu trouxe um poema de Frank O'Hara que eu vi em um filme e achei lindo, chamado Tomar Uma Coca-Cola com Você, e hoje pesquisando um pouco mais descobri coisas super interessantes sobre o autor.

Frank_O'hara_1_175
Imagem da internet
  • Não há nada de Frank O'Hara publicado no Brasil, mas, diversos poemas estão traduzidos em blogs e sites espalhados pelo país;
  • Era muito generoso com seus amigos;
  • Trabalhou como atendente no balcão de informações do MoMA (Museu de Arte Moderna - NY) com um dos mais importantes curadores da época;
  • Foi atropelado por um bugue aos 40 anos. Chegou no hospital com o fígado dilacerado, faleceu no outro dia;
  • Suas influências vão do Surrealismo francês para o simbolismo (Maiakóvski) até a pintura impressionista.

Bora conhecer um poema desse cara?


Imagem da internet



Dias inteiros vão-se embora, e depois seus anos,
enquanto eu penso em nada a não ser na sua escuridão
à deriva como uma ponte contra o céu.
Dia após dia eu sonhadoramente persigo sua melancolia,
suas buscas, suas margens suaves me envolvem,
e sobre o meu alongado pescoço, seu beijo
murmurava como uma ferida. Minha vida
se tornou a inalação de suas ponderações de ervas
e algumas vezes, sob a luz do sol, meus olhos,
cercados na água, terão um vislumbre do caminho
que leva ao grande mar. Porque foi lá que eu vim ao mundo.
E então por um momento meus braços estendidos
vão gritar por sobre a frondosa copa do ar
como cristas de ondas, e relâmpagos, rápidos como a dor,
passarão através de mim em direção à floresta,
e eu me afundarei diante daquela brutal ternura
que me sustenta, que me segura como um escravo
na sua distância líquida de olhos, e um dia,
ainda que chorando por minhas carícias, me abandonará,
momento de ar infinitamente salgado! O sol palpitando
como um sinal! por sobre a carne aberta da terra.

Té manhã, pessoas! Amanhã trago mais três posts para colocar tudo em dia, ok?

Beijooooo ^.~

Nenhum comentário:

Postar um comentário