quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Resenha #86: Surpreendente! Maurício Gomyde


     Hey brothers and sisters, tudo bem?

Primeiro de tudo: feliz ano novo, feliz ano todo, que Jesus seja sempre o primeiro, o melhor e o único em nossas vidas, amém?

Hoje trago a primeira resenha do ano de um livro que me deixou com um quentinho no coração após encerrar a leitura. Bora lá?

Imagem MLC
SINOPSE: Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.


     Uns meses atrás eu respondi a um post do autor sobre parceria e me surpreendi quando no mesmo dia ele me respondeu positivamente. Poucos dias depois recebi o exemplar de Surpreendente! em casa e como estava atrasada com algumas leituras, coloquei na fila de espera.  Dezembro então, foi o mês escolhido para ler e me surpreender, e confesso que fiquei chateada por demorar tanto a ler. Mas enfim, chega de papo furado e bora pra resenha, né?

Imagem da internet

     Pedro, um cara muito maneiro, que sempre procurava ver as coisas com olhos de Pollyanna, rs, sempre tentando tirar lições positivas de tudo. Um daqueles caras que acredita que os filmes podem mudar a vida das pessoas. Carregava um pingente de um olho turco dado por sua avó quando ainda era adolescente e a promessa de que um dia ela lhe revelaria um grande segredo, na mesma época em que ele descobriu uma doença degenerativa nos olhos que lhe deixaria cego até os vinte anos. De alguma forma inexplicável, a doença estacionou, e Pedro aproveitou sua nova chance para conseguir realizar seus sonhos. Entrou para a faculdade de cinema, criou curtas, ganhou um Tatu de Madeira com um deles, e buscava um Cacau de Ouro. Juntamente com seu melhor (único) amigo Fit, eles se sentavam e ao som de Vivaldi tentavam criar roteiros dignos de adaptações cinematográficas. Porém, nem tudo são flores, e Pedro se viu de frente a uma situação inesperada, que além de lhe trazer grandes lições, lhe mostrou que as oportunidades existem em lugares inesperados.

     Após um diagnóstico muito zoado, Pedro meio que perde a fé na vida, e decide fazer uma viagem até Goiás para saber o segredo de sua avó, e chama Fit para acompanha-lo e a ideia é que juntos eles gravem cenas que possam se tornar um filme digno de um Cacau de Ouro, e Fit não decepciona: consegue todo o material necessário, e ainda de quebra leva duas amigas para staff. Claro que a gente sabe que vai rolar altos climas entre eles na viagem, mas, tudo o que acontece é interessante, divertido, oferece lições e eles sempre filmam tudo. O livro começa com um Pedro revoltado querendo se jogar de uma cachoeira muito alta. Depois volta uns dias atrás para que entendamos tudo, os motivos e sentimentos confusos de Pedro, e é nessa viagem que vemos o desenrolar e o que leva o rapaz a tomar tal decisão, se ele vai pra frente com esse plano ou não.

    Confesso que me surpreendeu muito o desenrolar da trama, Gomyde conseguiu trazer um personagem real, palpável com problemas de verdade e com questões muito mal resolvidas. Cada personagem foi muito bem trabalhado com seus pontos fortes e fracos, seus anseios e desejos. A gente termina de ler o livro com uma vontade incrível de pegar um Opalão amarelo e sair viajando por aí. Surpreendente! deixa a gente com um quentinho no coração após o término da leitura. Recomendo a todos que gostem de livros com trilha sonora – que é ótima por sinal. 'As melhores canções de amor de todos os tempos' foram ótimas escolhas, rs, e confesso que preciso concordar que “Love is in the Air” realmente é uma delas. Fiquei pensando depois quais outras eu considero as maiores canções de amor de todos os tempos e me surpreendi com minha top 5, rs.

Imagem MLC
     O autor também nos presenteia com uma trama direta e nada lenta, os acontecimentos ocorrem no momento certo, nada é arrastado, tudo é do jeito que realmente tem que ser, afinal, eles estão viajando e as coisas precisam acontecer juntamente com o roteiro, ficar enrolando apenas encheria linguiça e deixaria enfadonho. Tiro meu chapéu para o autor, hoje em dia todo mundo quer detalhar tanto tudo que acaba deixando a desejar. Isso não quer dizer que não existem detalhes, existem sim, porém, são consistentes e necessários, nada fora do lugar. Adorei!

     Agradeço muito ao autor Maurício Gomyde pela chance de ler esse livro, recomendo para todos, é um brinde à vida, de verdade! E agradeço também pela confiança, Maurício, obrigada mesmo. Gente, leiam, recomendo muuuuuiiitooo mesmooooo!

Imagem MLC





Título: Surpreendente! – Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Páginas: 265










Beijooooo e até amanhã! ^.~

Ah! Esse marcador lindo de borboleta foi feito artesanalmente pela Joyce do blog Pedagoga Literária. Não conhece? Clica AQUI para acessar o blog da Joyce linda!

4 comentários:

  1. Oi Cecy.Aqui é a Babi.
    Tempão que não passo aqui em seu cantinho.
    Eu tive a oportinudade de ler essw livro em 2017 em parceira com o autor e amei a experiência. "Surpreendente " é um dos melhores livros nacionais que eu li nos últimos tempos.O Mauricio merece miito reconhecimento.

    Amei a resenha.Beijão

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi, que saudade, mulher! Passei lá no seu cantinho, mas tava igual da última vez que estive por lá, rs. Eu entendo!
      Eu amei muito esse livro, foi uma injeção de autoestima!

      Beijoooo 💖

      Excluir
  2. Olá Cecyyyyyy sua linda!
    Que bom que está de volta, vc faz muita falta na blogosfera viu?
    Ainda não li o livro, mas fiquei curiosa com sua resenha.
    Sou fã dos nacionais e esse parece ter uma narrativa fluída, envolvente e instigante.
    Vai para a lista dos desejados.
    Lindo esse marcador, a Joyce é mesmo talentosa com DIYs e artes.

    Um maravilhoso 2019 para você e todos aí

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luliiii...
      Também senti muito a falta desse cantinho e dos bons amigos que tenho por aqui.
      Esse livro é maravilhoso, ele tem uma escrita fluida como deve ser um livro de viagem mesmo. O autor é uma graça, na Bienal eu até o vi, mas, ele estava longe, quando alcancei o local, ele já não estava mais lá, rs.
      Em breve vou começar outro livro dele que ouvi falar que é tão bom quanto esse!

      Super recomendo!

      Beijoooo 💙

      Excluir