terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Resenha #87: Escola dos Mortos - Karine Vidal

    Olá mortais, tudo bom?

Passando hoje para deixar uma resenha que estou devendo há muito tempo. A autora Karine Vidal me procurou um tempo atrás e fechamos parceria com Escola dos Mortos, livro esse que a princípio me deixou morrendo de medo de ser um terrorzão, e que me surpreendeu e muito no final das contas.
Bora lá?

Imagem da internet


 SINOPSE: Lara Valente irá morrer. Mas sua história não termina por aqui. Pelo contrário: é aí que começa.
A jovem carioca será enviada para um misterioso internato na Inglaterra. Mas o lugar esconde um segredo. Lara se deparará com vozes de gente morta gravadas, assassinatos misteriosos no colégio, meninas mortas que ainda moram nos quartos, e um despertar assustador em um caixão. Tudo isso vai leva-la a descobrir que, por trás da fachada da Escola dos Sotrom, existe uma Escola muito mais perigosa, cheia de segredos, pactos e mortes.
Nessa Escola repleta de ocultismo, Lara será assassinada. Mas sua história não terminou. Ela acordará em um mundo paralelo, um universo glamouroso onde vive a nata dos melhores, escolhidos a dedo pela Morte. A Escola dos Mortos abriga os que foram assassinados e enviados para lá. Uma sociedade escondida em que existem apenas os melhores, coexistindo em segredo com a escola dos vivos.
Adolescentes mimadas, carros luxuosos, segredos escandalosos, campeonatos, corridas e caçadas. Lara irá se apaixonar por um homem perigoso. Luka Ivanovick, com seus olhos negros, hostis e arrogantes - repletos de ocultismo e falta de respostas. Através dele, Lara descobrirá a cruel história por trás de sua morte.
Paixão, mistério e um jogo de sedução escuro e apimentado irão acontecer entre o mundo real e o misterioso mundo noturno da Escola – até Lara descobrir que, dentro dos caixões, os mortos daquele lugar nunca dormem. 

     Escola dos Mortos começa com uma Lara surfista, que não gosta de trabalhar, estudar ou de ter responsabilidades. Vive com sua mãe e irmã caçula no Rio de Janeiro e um dia recebe notícias de seu avô paterno, dizendo que ela precisa passar um ano em internato na Inglaterra para receber uma herança imensa. Como é doida por dinheiro, ela aceita sem pestanejar a proposta. Sem pensar nas consequências – até por que não teve muita opção também, Lara embarca para a Inglaterra e se depara com coisas inusitadas. Primeiro que o internato é frio, cinza, esquisito e sem brilho, os alunos são apagados e nada divertidos. Algumas semanas depois, Lara é assassinada –  e isso NÃO é um spoiler, tá? – jogada e de um barranco. Porém, para sua própria surpresa, ela acorda em um caixão, desesperada. Após ser levada pelo coveiro da escola – o único que consegue transitar entre os dois mundos – Lara descobre um novo mundo, uma escola diferente da que ela estudava na Inglaterra, mas um lugar colorido, com alunos lindos e populares de todos os lugares do mundo.

“– A Escola? – Choquei-me.
O castelo enorme e imponente, com suas gárgulas e anjos solitários, e as torres abandonadas brilhando com a luz de velas dos seus interiores – pois não havia nenhuma lua. A Sotrom. Eu fora enterrada abaixo do extenso campo gramado, e o túnel nos trouxera exatamente de volta a ela.
Mais estranho que esse fato era que: de noite, todas as luzes estavam acesas e a Escola estava fervilhando. Onde estava o silêncio? Os alunos trancados e medrosos?
– Mas é claro. Estava esperando o quê? Nárnia?”

     Logo faz amigos e descobre que se encontra apaixonada pelo cara mais reservado e taciturno da Escola, Luka Ivanovick. Ivanovick era um rapaz arrogante que estava há quase dez anos na Escola, e não falava com ninguém, a não ser com seus lindos e tão antissociais dois irmãos que também se encontravam por lá. Luka de alguma forma também se viu atraído por Lara, e ele decidiu que a teria de qualquer forma.

     Importante também ressaltar a importância que vemos que a família tem apara a protagonista no decorrer do livro. A fútil Lara na verdade é uma excelente filha, que ama incondicionalmente sua mãe e sua irmãzinha e sofre com a frustração por não ter notícias de seu pai há muitos anos. Um dia ele simplesmente saiu de casa e não voltou, nunca mais deu notícias, só sabia que ele não estava morto devido a pensão mensal que era depositada. Mas, nunca conseguiria entender o motivo do abandono. E ao morrer, ela também se sentia abandonando sua família, mais uma vez elas sofreriam...

 “Pessoas desaparecem muito fácil de nossas vidas, mas ninguém nos ensina a fazê-las desaparecer de nossos corações. Meu pai ainda estava dentro do meu, intocado. Embora eu mal me lembrasse dele, não podia deixar de me fazer a mesma pergunta silenciosa. Onde ele está?”

     Escola dos Mortos pra mim misturou alguns elementos de Jogos Vorazes (amo de paixão!) e Crepúsculo (detesto com todo o meu ser, hahaha), porém, tem o toque mágico da autora em transformar o enredo em algo no mínimo diferente. O que eu achei do Luka? Incrível. Sabe quem ele me lembrou o tempo todo durante minha leitura? O búlgaro maravilha Stanislav Ivanevski. Eu sei que eles não têm nada a ver fisicamente um com o outro, mas, pra mim, ele é o Luka! Uma coisa também que para mim ficou claro no livro, e creio que foi a intenção da autora mostrar isso: Lara vivia uma relação abusiva com Luka, vivia sim. Luka simplesmente decidia as coisas por ela e Lara aceitava sem pestanejar, quando resolvia que não cederia aos caprichos do garoto, ele simplesmente impunha sua vontade com violência e arrogância. Apenas após uma prova de fogo no relacionamento de ambos, e após Luka precisar descer de seu pedestal que notamos a mudança no comportamento dele, passando a fazer pequenas gentilezas e dizendo coisas necessárias e educadas, como “por favor”, “me desculpe” e tudo o mais. 

Imagem da internet (búlgaro maravilha)

     Enfim, Escola dos Mortos é um livro longo, porém, muito fácil de ler, quando peguei de verdade, li em menos de uma semana. O primeiro capítulo – que é onde conhecemos Lara e sua estadia no internato – é meio besta propositalmente, pois, a autora quis nos mostrar a desconstrução da personagem, da menina fútil e interesseira em uma jovem corajosa e amável, mas, a partir do segundo capítulo, as coisas melhoram e muito. Vale a diversão!

“[...] Somos quem decidimos ser. Nossos corpos estão paralisados, mas nossas almas continuam bem vivas. Não deixe de acreditar nisso, miss Valente. Porque, senão, a felicidade vai bater na sua porta, e você vai estar afundada demais na depressão para abrir. Não deixe que um assassino desconhecido decida quem você vai ser.”

     Quero agradecer a querida Karine por ter confiado em mim e pedir desculpas pela demora imensa em postar essa resenha. Escola dos Mortos é o primeiro livro de uma duologia, o segundo livro se chama Príncipe dos Mortos e ainda tem um conto sobre Luka disponível na Amazon.

Imagem cedida pela autora
    Essa é a Karine lindona, gente. Advogada e escritora. E uma fófis! Adoro ela.

Escola dos Mortos – Karine Vidal
Editora: Skull/2017
Páginas: 590
Disponível em eBook na Amazon, de grátis pelo K.U.

Agora vou parando por aqui, já escrevi demais!


Beijoooo


Nenhum comentário:

Postar um comentário