quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Resenha #88: A Teia dos Sonhos - Karine Aragão


     Olá, meninos e meninas... Tudo de boa com vocês?

Hoje eu trago uma resenha de um nacional maravilhoso que eu comi! Em parceria com a autora Karine Aragão, recebi o livro A Teia dos Sonhos, que traz uma bela e triste trama, enredada com problemas que atualmente são infelizmente comuns: depressão e suicídio na adolescência.
Como lido todos os dias com adolescentes, tenho muito medo de não perceber os sinais que um deles me passa, tenho muito medo de saber que um de meus alunos, um de meus sobrinhos, um de meus desbravadores pode estar passando sozinho por algo que não compreendo e querer acabar com tudo, me apavora pensar nisso. Mas, antes de sair disparada falando um monte, bora pra resenha?

Imagem MLC
SINOPSE: Júlia e Laura são duas adolescentes, de 16 anos, que, para eternizar a forte amizade que as une, decidem tatuar uma Teia dos Sonhos em seus braços. A euforia pela tatuagem única, desenhada por Júlia esvai-se no dia seguinte, quando ela recebe a notícia de que Laura suicidara-se na noite anterior, atirando-se da janela do 13º andar. Júlia vê seus dias tomados pelo caos, em um misto de saudade e raiva, sem saber os motivos que levaram Laura a tirar a própria vida. Júlia, então, embarca em uma busca que a leva a perceber os fantasmas que invadiram a cabeça de Laura e a refletir sobre sua própria vida. No meio de todo esse turbilhão, a presença de Bernardo representa a dúvida se o amor pode mesmo ser mais forte do que uma grande mentira.


    Júlia e Laura eram grandes amigas, as melhores. Conheciam tudo uma da outra, sabiam seus medos e desejos, amavam a mesma banda e o mais interessante: nutriam uma paixonite aguda pelo mesmo carinha. Bernardo. Um dia, elas tiveram uma ideia: e se elas eternizassem seu pacto de amizade através de uma tatuagem? A mãe de Laura provavelmente teria um treco, mas, a mãe de Júlia provavelmente não se importaria. Então, apesar de há muito tempo Júlia não pegar um bloco para desenhar, ela queria algo único. Após decidirem pelo desenho, Júlia pesquisa sobre os significados do que ela escolheu e cuidadosamente desenhou cada parte de sua teia dos sonhos, de forma que fosse única. Não era uma simples teia como as que vemos por aí, mas, com uma mandala e as iniciais de ambas, algo que realmente fosse apenas delas. Foram até um estúdio então, e eternizaram sua amizade na pele. Estavam felizes, sorridentes, cantando e após cada uma ir para sua casa, antes de Júlia dormir, visualizou e respondeu uma mensagem de Laura, onde a amiga dizia que estava de castigo pelos próximos 200 anos, porém, estava feliz e afirmou que eram melhores amigas para sempre. No outro dia achou estranho a gentileza de sua mãe, que minutos depois afirmou que Laura tinha se suicidado.

“Agora era a vez do meu silêncio. E eu não sabia bem se queria permanecer em silêncio ou pedir alguma explicação. Virei a cabeça para a frente, ficamos nos olhando nos olhos, algo bem diferente pra gente. Como morreu? Minha própria consciência me respondia. Só há uma maneira de morrer: deixar de viver. Laura tinha deixado de viver. Mas como? Ela não estava doente.”  p. 43

Imagem da internet
     A partir daí vemos algumas histórias se desenrolando: temos um flashback do passado, quando Bernardo se mostrou interessado em Laura e o sofrimento de Júlia, vimos a união dos dois para tentar entender o que aconteceu para que a menina tomasse essa decisão, a dificuldade da mãe de Júlia tentando se reaproximar da filha, o sofrimento dos pais de Laura e como cada um estava lidando com a perda da moça, a aproximação entre os adolescentes, mentiras sendo descobertas... me lembrou um pouco o livro Eu Estive Aqui, da Gayle Forman, a mesma temática, mas, com focos diferentes.

     Júlia não é tão bobinha quanto nós pensamos, ela se mostra uma protagonista forte, determinada e inteligente, e Bernardo é o cara mais legal do mundo, fofo, esperto e muito querido. Estou caidinha por ele, rs.

     O livro todo é regado de bonitas paisagens cariocas e músicas da banda Onze:20. Confesso que nunca tinha ouvido falar nessa banda até ler esse livro, procurei as músicas no YouTube (AQUI) e me apaixonei pela música “Fica do meu Lado”. Eu já achava a teia dos sonhos – ou filtro dos sonhos como chamamos aqui em SP – muito bonita, sou doida por uma, mas, confesso que após ler esse livro, o significado de tal objeto se tornou mais legal para mim. A autora também usou uma linguagem bem informal, o que torna a leitura bem leve e despretensiosa, mesmo sendo um tema tão difícil e complicado.


Você encontra a autora no Instagramdá uma passadinha lá para conhecer!

Eu recomendo muito!

Título: A Teia dos Sonhos / Karine Aragão
Editora: Muiraquitã / 2016
Páginas: 156.

2 comentários:

  1. Aaaaaiinnnn que resenha linda Cecyyyyyy!
    Uma trama instigante, envolvente, de amadurecimento e com subtramas bem amarradas.
    Tb não conheço a banda, vou buscar no YT.
    Um tempo atrás eu fazia filtro dos sonhos, mas só sabia fazer com uma cor, aprendi com uma professora da aldeia de índios aqui do Jaraguá.
    O livro já está na minha wishlist.
    Bjs estalados nocê frô.
    Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luli, tenho certeza que você vai gostar muito desse livro, realmente é uma trama que envolve bastante e nos deixa com o coração quentinho quando chegamos ao final da leitura. Super vale a pena, e o melhor: e nacional!

      Beijoooo 💖

      Excluir