sexta-feira, 26 de abril de 2019

{{BEDA - Post #26}} Dica de Livro: A Fofa do Terceiro Andar - Cléo Busatto

    Oieee gentemmmm...
Tudo de boa com vocês?

    Passando hoje aqui para trazer uma dica de um livro muito, mas muito fófis mesmo que eu li esse ano. Vocês conhecem A Fofa do Terceiro Andar? Gente, quem não conhece, vale a pena dar uma chance.



Arte da capa
Imagem da internet
SINOPSE: Um livro que traz o tema do bullying através da história da fofa Ana. Ana sempre foi uma criança alegre, saudável e... fofa. Ela nunca se incomodou em receber adjetivos, até notar que eles nem sempre serviam para ser legal com alguém. Conforme vai ficando mais velha, por mais que tente manter o sorriso estampado no rosto, os apelidos e implicâncias começam a mexer com ela. O jeito é colocar para fora, nem que seja no caderno. E não é que ajuda? Agora Ana só precisa conseguir aplicar isso na realidade, o que não é tão fácil quanto parece. Primeiro ela tem que descobrir o que realmente a incomoda (e que não incomoda os outros) e então encontrar maneiras de trazer à tona a Ana confiante que se escondeu dentro dela. E que processo! A adolescência tem um tempo todo próprio, e não é fácil acompanhar. Novos gostos, novas sensações, novo corpo... Ela segue descobrindo a si e ao mundo. E não faz isso sozinha. Além da Julia, sua amiga de infância, há outra pessoa que chega de mansinho... Francisco não é como os outros garotos que já conheceu. Ele enxerga o mundo de forma diferente e começa a ensinar Ana a fazer o mesmo. A focar nos aspectos positivos, a ser gentil consigo mesma e, principalmente, a não tentar se encaixar em um molde que não é o seu. Afinal, imagina como seria chato se o mundo fosse visto por todos da mesma forma?

   Gente, a Ana é a coisa mais amada do mundo! Nós que lidamos com adolescentes o tempo todo - quer seja como professores, psicólogos ou mesmo pais - precisamos estar de olho o tempo todo, pois adolescentes são cruéis, muitas vezes são causadores das mais estapafúrdias coisas que podemos imaginar. E quando comecei a ler, confesso que pensei que se tratava de mais um enredo de drama, bullying e suicídio. Mas não tem suicídio, é um enredo bem fofo e gostoso de ler.

    Ana é uma protagonista que começa bem boboca, mas, vai crescendo como personagem, e ganhando um espaço gigantesco na trama, ela domina tudo muito bem, sabe como conduzir as situações, deixando de lado a menina boboca e se tornando uma grande mulher. Super recomendo!

“Andei no sol e mergulhei no mar. Senti o frio roçar no meu rosto no alto das montanhas. Dancei em noite de lua. Meditei. Orei. E ri, e ri, e ri. Também chorei e soube me acalentar para acalmar. Olhei para as armadilhas, que me mantinham num estão de desânimo e desalento, e disse para elas que tinha coisa melhor a fazer.
Fui corajosa. Olhei de frente para o escuro e trouxe de volta a beleza que havia perdido por lá. Encontrei-me e gostei do que vi. Amei a mim mesma e reafirmei que a pessoa mais importante para mim sou eu.
Estou viva outra vez.”

Livro finalista do Prêmio Jabuti em 2016, na categoria juvenil, Cléo Busatto traz com muita sensibilidade esse livro, eu realmente gostei muito. Apesar de ser um livro para um público juvenil, ele é super legal. Recomendo!

Título: A Fofa do Terceiro Andar
Autora: Cléo Busatto
Editora/Ano: Record / 2017


4 comentários:

  1. Foi isso mesmo que eu li produção? A fofa do primeiro andar?
    Sou fascinada por livros com a temática bullying, já vou adicionar na lista.
    bjusss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é uma graça! Super fácil de ler, bem escrito e com uma superação difícil em uma realidade adolescente. Vale a pena!

      Beijoooo 💖

      Excluir
  2. Aaah gostei bastante da sinopse! E adorei esse trecho que você colocou, amo uma escrita poética... ♥ entrou pra lista!
    Beijooooosss,
    Lari.
    http://leituraecappuccino.blogspot.com/

    ResponderExcluir