domingo, 7 de abril de 2019

{{BEDA - Post #7}} - Turistando: Fama - MG


     Olááááááá leitores, tudo de boa?

    Assim como eu sempre digo, MLC não traz apenas apenas literatura, mas também gastronomia e destinos de viagem, rs. E hoje eu trouxe uma dica de um lugar lindo, fofo e maravilhoso para uma viagem de descanso. 

     Bora lá?

Imagem MLC
    Para quem quer aproveitar para viajar em um feriado, mas, não sabe muito bem para onde ir, fica aqui uma ótima dica: Fama, conhecem? Não? Vou apresentar aqui, então. Conhece? Ótimo! Vem passear comigo por aqui! Lugar calmo, pacífico, o meio certinho entre a cidade e a calmaria do interior. Fama é interior, claro, mas, vocês me entenderam, rs.

Imagem MLC
      Fama é um município do estado de Minas Gerais com a população atual de quase 4000 habitantes de acordo com os moradores da cidade. Vizinha da cidade universitária de Alfenas, Fama é um ótimo lugar para se viver. Os nascidos em Fama não são famosos nem famintos, rs, são famenses. E o nome da cidade é de origem curiosa: quando os exploradores de pedras preciosas voltavam de viagem, passavam pelo local que era completamente desabitado. Como precisavam sempre parar nessa região, diziam que paravam na “Vila da Fome”, pois, não havia uma casa sequer que pudesse alimentá-los. Com o tempo, algumas pessoas foram construindo, porém, mantiveram o nome de Vila da Fome por muito tempo. Com o passar dos anos, já não tinha mais cabimento manter esse nome, então, mudaram apenas as vogais, e de Vila da Fome, virou Vila da Fama, e com o crescimento da vila, o “Vila” também foi retirado, restando apenas o “Fama”. Legal, né?



Imagem MLC
      A cidade possui belas paisagens e é um ótimo local para descanso. Aposentados e pais que querem uma opção para criar os filhos tranquilamente, esse é o canal. Infelizmente, com os longos períodos de seca, o grande rio que banha a cidade está cada vez mais seco. As balsas que atravessavam em linha reta, atualmente precisam contornar na diagonal para não ficarem presas em bancos de areia na metade do rio. Porém, mesmo com essa dificuldade, os famenses não se deixam desanimar: os pescadores ainda fazem festas às margens do grande rio. Minha mãe uma vez por ano vai a Fama visitar uma amiga, e sempre passa horas a fio pescando. Para quem não gosta de pescar, ainda tem a opção de usar lancha, barco, jet-ski ou até mesmo nadar nas margens.

Imagem MLC
     A pequena cidade é toda de paralelepípedo, com estilo mais antiga, porém, não é uma cidade tão velha assim, os famenses são pessoas muito receptivas para os turistas. Com pousadas e restaurantes a beira do grande rio, Fama nos mostra o melhor de Minas Gerais. Não é um local de grandes prédios, ao contrário, tudo parece ser bem pequeno e rústico. Cartório e Tabelionato parecem casas de família, muitos comércios são casas também, e todo mundo se conhece. Estive em Fama duas vezes com três anos de diferença, e teve gente que eu conheci quando estive lá na primeira vez que me reconheceu quando voltei.

Imagem MLC
      A igreja matriz de Fama é muito bonitinha e pequena, a arquitetura é simples e por dentro também é bem natural, não possui as grandes imagens ou afrescos, nem vitrais coloridos, mas, tudo com muito esmero. A Paróquia de Sagrado Coração de Jesus fica de frente com a praça da cidade (onde você dá uns dez passos e atravessa ela toda, rs) e a pracinha é de frente para o grande rio. Da escadaria da igreja, se vê o rio, na parte de trás da praça, tem um caminho que dá para as margens do rio, porém, no alto, uns bons dez metros, ou seja, antes talvez desse para pular de lá direto no rio, hoje pular de lá dá na terra seca e rende uns bons ossos quebrados ou até pior. Isso eu achei complicado, pois, apenas um portãozinho de um metro de altura ou menos que separa a praça desse “pontilhão” por assim dizer, não é fechado. Uma pessoa bêbada que não está com suas plenas faculdades mentais, pode cair ali e só ser encontrado horas mais tarde. Ao lado da matriz, uma barraquinha feita de bambu nos oferece um açaí delicioso e um ótimo sorvete de cappuccino. Huuuummm...

Imagem MLC
     Quanto a hospedagem, não se encontram hotéis por aqui, mas, pousadas com piscinas, restaurantes, tudo de muito bom gosto. Não sei dizer se os preços são de bom gosto ou não, pois, fico na casa da amiga da minha mãe, mas, posso garantir que as vistas dos quartos são maravilhosas. Essa é a grande vantagem de se ter amigos, gente. Eu já viajei por alguns estados, e tirando a parte onde eu morei e trabalhei no RS, os estados que eu visitei, nunca precisei pagar hospedagem, sempre fico na casa dos outros, rs. O que não me isenta de não dar uma força pros amigos, afinal, comer e tomar banho nas costas 'dos otro' não rola, né? Laços sempre fortalecendo, rs.

Imagem MLC
     Todas as casas praticamente possuem espaço para jardim, algumas delas até hortinha, então podemos notar um espaço bem verde e arborizado, algumas ruas possuem árvores plantadas em toda a extensão da calçada. É um povo animado, acolhedor e simples, mas, todos têm muito bom gosto. Com relação ao trabalho, fica um pouco mais complicado, pois, por ser uma cidadezinha pequena, Fama não possui um comércio variado com grandes indústrias, muita gente lá vive da agricultura e outros do turismo. A maioria da população trabalha nas cidades vizinhas: Alfenas, Varginha, Paraguaçu e alguns até em Muzambinho, há mais ou menos 100 km de distância de Fama. Falando em Alfenas, lá possui um mercadão onde se encontra de tudo! Nas duas vezes em que estive em Fama, dei um pulinho no mercadão de Alfenas para comprar queijos, doces, goiabada, bala embrulhada na palha... Paraíso aquele lugar, rs! 

Imagem MLC
   Como ando de ônibus, a viagem é cansativa, porém, nem tão longa. Seis horas da rodoviária do Tietê até a rodoviária de Alfenas. Vinte minutos de Alfenas a Fama. Mais três horas de casa até o Tietê, pois, tenho que pegar ônibus e metrô, né? Mas, como eu durmo na viagem, é tranquilo. Se você for como eu, que leva um monte de coisas de volta, quer seja encomenda ou não, recomendo levar bolsa térmica para os queijos e doces, coloque a bolsa dentro da mala, e tá tudo de boa! Agora, se não der para colocar a bolsa térmica dentro da mala, tudo bem também, é um peso a mais, mas, vale super a pena! E gente, da última vez que estive lá, eu trouxe uma geleia artesanal de abacaxi com pimenta que é maravilhosa! Se assim como eu, você gosta de coisas exóticas, essa é uma ótima pedida, vale super a pena!


Imagem MLC
 Então fica aí a minha dica de viagem. Como sempre digo, MLC não é só leitura, mas, também gastronomia, cidadania e cultura, rs.


Imagem MLC
Beijooooo ^.~

Imagem MLC





4 comentários:

  1. Maravilhosas as fotos Cecyyyyyy!
    Tu arrasou na indicação.
    Fiquei com água na boca com a goiabada, um dos meus doces favs e curiosa com a geleia de abacaxi com pimenta 😁😁
    Agora não quero nem saber vou surrupiar seu sorvete e da sua mamis também.
    Dá um beijo estalado nela por mim combinado?
    Essa foto sua meditando é uma inspiração pra vida!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê Luli!!!

      Você sabe que esse quadro eu criei por ideia sua, né? Esqueci de deixar os créditos, no próximo Turistando farei isso.
      Mulher, essa geleia é magnífica! Vem aqui em casa provar!

      Beijoooo 💙

      Excluir