Gente, tudo bem?
De acordo com o Clube do Livro que eu participo que se chama "Clube do Livro", ahahaha, hoje é dia de postar a resenha do livro do mês. Esse mês era pra ler algo indicado por um amigo. Eu estou lendo o livro Guerra Civil, mas, como ainda não terminei, mas, já terminei a HQ, pedi permissão para postar a resenha da HQ - senão eu já ia começar o ano furando com o pessoal, heheheh...
Hoje eu não vou me delongar, pois a resenha será longa, hahahah...
Imagem MLC |
Se você assim como eu é um nerd sem medo de ser feliz e ainda não leu essa HQ, te garanto que está deixando passar algo muito importante. "Aaahhh, Cecy, mas, eu já vi o filme..." Lembra uma vez que eu disse que os filmes não são parecidos com os roteiros das HQ's? Neste aqui isso se confirma total! Se você assistiu Guerra Civil e acha que não precisa ler, eu te garanto que você está enganado. Quer uma palhinha? O Soldado Invernal não aparece na HQ. Foi o suficiente para te convencer? Não? Então vou mais longe: a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro também não. Ainda em dúvida, rs?
Bora lá?
Imagem MLC |
Tudo começa quando um bando de super-humanos sem noção cerca uma casa com quatro super vilões. Entre esses sem noção se encontra Namorita - prima de Namor - e eles são atores de um reality show besta que encontram super vilões. O que eles não esperavam é que por puro interesse em audiência, as coisas pudessem dar muito erradas. Eles estavam até vencendo, sabe. As câmeras pegando bons ângulos, bons diálogos, o problema é que um dos vilões estava fugindo, e ao invés de deixarem que ele fugisse, um infeliz foi atrás dele. E o que os vilões sabem fazer melhor? Exatamente, vilanias. E o cara mata todo mundo e se mata pois ele se explode. E quer saber o que é pior? Era plena luz do dia, o cara foi cercado em frente uma escola e quando explodiu... Já deu pra sacar o que houve, certo? Depois disso, as coisas ficaram feias para os heróis. O governo começou com uma iniciativa doida de querer que os heróis se cadastrassem como cidadãos ao invés de agirem como clandestinos por aí. O mais óbvio seria pensar que o Capitão América seria o primeiro a se alistar, mas, ele é o primeiro a discordar. E com razão, afinal, mostrar a identidade pode trazer problemas para suas famílias. Tony Stark em compensação concorda com o governo, até porque várias mães das crianças que morreram na escola culpam a ele e aos heróis pelo massacre. Acuado pela sociedade, pela SHIELD - que está com Maria Hill no comando uma vez que Fury está desaparecido - e pelo próprio presidente, Stark vê na rendição uma forma de a sociedade voltar a acreditar nos heróis, voltar a confiar neles. Juntamente com Hank Pym e Reed Richards, eles recrutam um grupo para trabalhar para o governo, recrutando até mesmo super vilões para prender os rebeldes liderados pelo Capitão América.
Imagem MLC |
O Capitão e seus aliados precisam agora de identidades secretas para viverem sossegados durante o dia. Na causa do Capitão vemos nomes como Demolidor, Luke Cage - que eram as maiores preocupações de Steve uma vez que são justiceiros noturnos - além de Golias, Hércules, Mulher Aranha e alguns outros. Os X-Men estão sendo mantidos vigiados o tempo todo pelo governo e resolveram não se envolver, Namor também ficou de fora mesmo com Susan tendo ido até ele e T'challa também não quis saber de se envolver, ele prefere que Wakanda fique de fora dos pepinos dos States. Acontece que essa divisão causa um grande problema, até o doutor Steve Strange comenta que seria um problema, pois uns se virariam contra os outros e traria grandes discordias. O grupo de heróis clandestinos então recebe um chamado e vão em peso para um local onde aparentemente houve um problema, mas, mal sabem eles que na verdade é uma armadilha para que eles se entreguem.
Imagem da internet |
No lado oposto Tony Stark, Hank e Jan Pym, Mulher Hulk, Reed Richards, um clone do Thor - que está em seu sono no tempo/espaço esperando outros deuses para o Ragnarok - e muitos outros heróis, além dos agentes da SHIELD mais o governo estão pressionando cada vez mais os rebeldes. A população está em polvorosa para descobrir quem são os mascarados, e isto coloca até mesmo J.J. Jameson em expectativa, uma vez que o Clarim Diário sempre lutou para que as máscaras caíssem. E quando o Homem Aranha se revela, é muito engraçado, hahahahah. Sem dúvida, a melhor cena cômica da história toda! Durante a coletiva de imprensa, o mascarado chega no palco, tira a máscara e revela quem ele é. O próximo quadrinho é de Jameson caindo da cadeira, hahahah. Essa é uma das poucas coisas engraçadas que acontecem na trama, uma vez que tantos amigos estão precisando escolher um lado para lutar por uma causa que não tem um lado vencedor, é questão de ponto de vista. Para Stark e companhia, era melhor que o governo tivesse por dentro de tudo, afinal, o Quarteto Fantástico nunca teve problemas com o fato de a população saber quem eles são. Já Steve e companhia se preocupavam com o fato de eles não terem mais paz e suas famílias sofrerem com os vilões.
Uma batalha é travada e acontece algo horrível que mexe muito com os dois lados da história. E é meio óbvio que algo assim aconteceria uma vez que todos ali são amigos, se consideram muito, o que acontece de ruim com um o outro sente também. E foi exatamente isso o que houve.
Imagem MLC |
Após acontecer isso, as coisas só pioram! Antes da batalha de heróis, Johnny Storm toma um pau de uns civis que o acusam de matar as crianças e é hospitalizado e não participa dessa batalha, porém, Susan participa e percebe que seus valores estão acima do lado que ela escolheu, fazendo assim com que ela e Johnny - após receber alta - se aliem a um grupo ao contrário de Reed. Ben ficou de fora. Peter Parker também começa a se questionar se foi bom escolher o lado que escolheu, e quando percebe que as coisas podem se complicar, muda de lado. Só que o Homem Aranha é herói há muito tempo e prendeu muita gente, criou muitos inimigos nesse meio tempo, e os próprios inimigos agora estão a sua caça. Os Thunderbolts são acionados para serem treinados pelo governo, e fica uma bagunça total. Stark está tentando acalmar os ânimos da população, que agora acredita que eles estejam em segurança, estão voltando a confiar nos heróis, enquanto simultaneamente, seus amigos queridos estão do outro lado. Em cada um dos 50 estados, heróis estão sendo treinados para patrulharem seus estados, e em alguns casos alguns vilões são acionados para os rebeldes mais difíceis.
Imagem MLC |
Gente, o Punisher aparece na história!!! Eu nunca tinha visto o entrosamento de Frank Castle com os outros heróis, e eu achei o máximo. Ele se alia ao time do Capitão, só que já diz seu nome, ele é um mercenário, e após ajudar em um plano ousado ele dá uma bola fora e o Capitão fica muito louco e dá umas boas bordoadas no Justiceiro - que se recusa a lutar com o Capitão. Enfim, a equipe de Stark está cada vez mais agindo contra os rebeldes e simultaneamente a população tem recebido de braços abertos esse novo governo e o índice de criminalidade caiu bastante, só que muita gente precisou pagar com a liberdade.
Imagem MLC |
E não para por aí, não minha gente. Muita água ainda rola nessa papagaiada deles aí, viu! Lembra do plano ousado que eu falei ali em cima? Então, eles vão em frente com esse plano, mas, o time Stark estava preparado para tudo. Mas, o time Rogers também estava. E aí o bicho pega, caracaaaa... Cenas lindas de batalhas com muita luz, muito raio, Namor e os atlantes chegando, T'challa lá também, O Coisa, todos eles lutando por aquilo que acreditam. Steve McNiven, o ilustrador fez um grande trabalho usando e abusando das cores quentes em toda a HQ, trazendo as expressões faciais de cada um dos envolvidos de uma maneira tão real... Gente, dá medo das caras que o Capitão América faz, noss!
Imagem MLC |
Enquanto isso ocorre, Strange está recluso em jejum esperando que a guerra acabe e ele afirma que ficará ao lado da humanidade, e que não fará parte da Guerra. Como os X-Men não se envolveram, (Emma Frost se recusou a permanecer ao lado do governo uma vez que o governo os mantém presos e vigiados no Instituto Xavier) Wolverine também ficou de fora. O Coisa só apareceu porque sabia que muita gente iria se machucar, então ficaria por ali para limpar a sujeira, digamos assim, e manter os civis afastados, mas, ainda se manteve neutro. E as batalhas épicas acontecem nas últimas folhas, vemos heróis contra heróis, e isso dói! Vários deles contra vários outros, um que admira o outro lutando contra, e, obviamente, o Capitão América e o Homem de Ferro tem o seu momento de luta intensa. E garanto que não tem nada a ver com o filme o motivo da luta deles, nada a ver mesmo. Ficou ótimo o que aconteceu no filme, achei interessante, mas, não tem nada a ver. Como eu disse, Buck não é nem citado aqui. E após muito raio, muita explosão e muita pancadaria... Não vou contar, não, gente, hahahahah. Por mais que eu tenha dado detalhes, juro que não tem tanto spoiler assim, eu me controlei muito e dei o meu melhor!
Imagem MLC |
Gente, é fantástico, de verdade! Eu recomendo apenas que leiam. A edição da Salvat está maravilhosa, o enredo de Mark Millar - gênio - é de tirar o fôlego, e a ilustração nota dez! Cinco estrelas!
Guerra Civil (Civil War) - Mark Millar & Steve McNiven, editora Salvat - Super recomedo!!!
Um beijo para todos do Clube do Livro! É nóis! E beijos pra quem não é do Clube do Livro também, hahaah!