quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Cecília - Chico Buarque

    Olá, pessoas, tudo bem?
Ontem não teve post porque eu estava péssima! Passei muito mal, fiquei o dia todo deitada, foi terrível, aff! Por isso, me perdoem, mas, estarei por aqui nos próximos dias, todos os dias até o final do mês, como combinamos.

    E hoje, quero falar um pouco sobre essa música de Chico Buarque, vocês já ouviram?




    Minha maior bronca quando eu era pequena era que tudo quanto é menina que eu conhecia tinha uma música com seu nome. Me lembro da tal "o nome dela é Jéssica..." (Fundo de Quintal), também da famosa "só penso nela, quem é ela, o nome dela... é Daniela!" (Biquíni Cavadão), aquela "Camila, Camila, eu que tenho medo até de suas mãos..." (Nenhum de Nós). Já na adolescência, LS Jack nos brindou com Carla "Oh, Carla, eu te amei, como jamais um outro alguém vai te amar...", e por aí vai. E não achava uma música com meu nome. Revolta total.  Mais ou menos um ano e meio atrás, fuçando nas "internetas" da vida, achei essa música do gênio Chico Buarque.



Imagem da internet



    No livro "Chico Buarque - Histórias de Canções" de Wagner Homem, uma das citações de Chico é que Cecília é uma palavra que se fala com uma tal delicadeza que faz dela quase um sussurro. Como se fosse um abuso dizer tal palavra com qualquer intensidade que não seja a de um leve sopro no ar. Que chique... Será que o Chico sabia que Cecília no anglo-saxão e significa "cega"? Ahahahah. Engraçado, no espanhol significa "sexta filha", e adivinha? Eu sou a sexta filha. Aaahhh, garota... Cecília também é a forma irlandesa de Sheila, que por sua vez é gaulês e que também significa "cega". Enfim, fiquem com a letra da música.

Quantos artistas entoam baladas para suas amadas com grandes orquestras
Como os invejo, como os admiro
Eu, que te vejo e nem quase respiro

Quantos poetas românticos, prosas exaltam suas musas com as letras
Eu te murmuro, eu te suspiro
Eu, que soletro teu nome no escuro

Me escutas, Cecília?
Mas eu te chamava em silêncio
Na tua presença 
Palavras são brutas

Pode ser que, entreabertos, meus lábios de leve tremessem por ti

Mas nem as sutis melodias 
Merecem, Cecília, teu nome espalhar por aí
Como tantos poetas, tantos cantores
Tantas Cecílias com mil refletores
Eu, que não digo, mas, ardo de desejo
Te olho, te guardo, te sigo, te vejo dormir



    Linda, né? Já vou ficando por aqui, beijoooo


Ah, e não se esqueçam do SORTEIO, já está acabando o tempo!!!



4 comentários:

  1. Finalmente encontrou uma com seu nome, né? hahaha
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Oieeeeee Cecyyyyyy
    Espero que esteja melhor e se sentindo bem!
    Oooowwnn que linda a música, não conhecia 🎶🎶
    Que sorte a sua, porque vamos combinar que Chico Buarque é tudoooo!!!
    Já ouviu falar de santa Cecília?
    Tem uma igreja no bairro de mesmo nome em São Paulo, é a santa padroeira da música.
    Bjssssss Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luliiii!!! 🌸🌸
      Realmente, a música é linda, e na voz do bonitão aí, ficou perfeita!

      💖

      Conheço o bairro de Santa Cecília, uma grande amiga minha mora lá, não sabia que era a padroeira da música...

      Beijoooo 💖💖💖

      Excluir