sábado, 8 de novembro de 2014

Resenha #9 - Se Eu Ficar - Gayle Forman

Hello, Sweeties...
Estou participando de uma comunidade no G+ chamado "O Clube de Jane Austen", (Rebeca Fonseca, linda administradora do clube, adoro você! Sara, Adriana, Lu, Elisângela e todos do clube, beijos pro cês!) porém, nós membros não lemos apenas Austen, mas de tudo um pouco, e pra esse mês a leitura escolhida foi "Se Eu Ficar" de Gayle Forman. Estava super empolgada para começar a ler, votei para a leitura dele, porém, algo me dizia que eu não deveria comprar. Pedi emprestado pra uma aluna e comecei a ler. E uma surpresa: que leitura massante!
Gente, eu sei que gosto é uma coisa complicada, e o máximo da leitura é que a gente pode debater sobre os temas propostos, claro, brigar por meros detalhes é coisa besta, mas, discutir intelectualmente é a beleza da coisa. E podem me criticar, não me importo: Que livrinho chato!

SPOILERS:

Um belo dia, a menina sai com a família e eles sofrem um acidente de carro. Ela então vê seus pais já mortos e quando ela vai procurar o irmão dela, ela nota que está fora do corpo e então ela passa a acompanhar todos os passos dos médicos até o hospital para a recuperação dela. Ela descobre mais tarde que o irmão também morreu e ela precisa tomar uma decisão: morrer ou viver. E ela passa o livro inteiro em uma depressão profunda! "Se eu ficar eu não terei mais minha família, então é melhor eu ir, mas meu namorado vai sofrer, então devo ficar, mas se eu ficar não terei meus pais pra me aconselhar, então é melhor eu ir, mas minha melhor amiga vai ficar mal, então devo ficar, mas se eu ficar nada vai suprir a minha dor, então eu quero ir...."  E é essa mesma chatice o livro todo. Velho, que raiva!!! Parecia que eu estava lendo Lua Nova de novo, mesma chatice...

Eu não sabia que o livro era nesse naipe,senão eu nem teria lido. Eu sabia que contava a história de uma menina que tinha perdido a família e tinha sofrido um acidente e que ela teria que escolher entre viver ou morrer, só que eu não esperava nada comparado com essa história. Eu não tinha lido nada sobre, não vi trailer do filme, nada, estava leiga!

Claro que o livro é muito bem descrito, fiquei louca pra conhecer a região de Boston de tanto que ela descreve os lugares, as paisagens e tudo o mais. Só que sei lá, sabe quando você não "xonou" pela história? Quando eu não "xono", eu não"xono", não adianta. E esse foi um desses casos! A história é muito bem escrita, mas não me cativou, hum-hum!

Se eu pudesse aconselhar, eu falaria: não leiam! Só que se ninguém lesse, como poderíamos fazer debates literários e amar tanto a leitura? Não devemos estereotipar, devemos respeitar a opinião de cada leitor, afinal, o que eu não gosto pode te agradar, e o que você gosta pode ser meu favorito! 

Enfim, quem já leu? Estou doida pra ouvir suas opiniões!

Good night, Sweeties...

Se Eu Ficar - If I Stay (Gayle Forman)

5 comentários:

  1. Oi Cecy,
    Adorei a sua resenha, é isso aí, temos que dizer o que pensamos sobre a leitura, afinal o que adianta fazer a resenha se já sei que terei de gostar de tudo...concordo o debate é que engrandece nossa vida de leitoras, por acaso não pude participar desta leitura, mas outros melhores virão...beijos e até breve.

    ResponderExcluir
  2. Xiiii, você me confirmou o que algumas pessoas haviam me dito, que o enredo do livro é massante! Cecy amei seu blog, tá LINDO!! Há, obrigado pela apresentação da nossa comunidade e, em especial, pela parte que me toca, também adoro você! Beijão no coração e PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  3. Xiiiii, Cecília, eu comprei este livro, mas ainda não li. Qdo o ler direi minha opinião. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adriana, Rebeca e Mara, obrigadíssima pela visita, fiquem a vontade!
    Beijoooo...

    ResponderExcluir
  5. quase comprei o livro esses dias, pela citação que vc deu do livro é mimizento, não gosto de livro assim :( valeu por opinar, vou ver o filme, se gostar da história compro de comento contigo ! abração ;)

    ResponderExcluir