sábado, 11 de abril de 2015

Vida e Obra #2: Geraldo Marski - Primeiro o Reino de Deus

Bom sábado, gente linda....

Hoje estou aqui para falar um pouco sobre umas das biografias mais lindas que já li em minha vida. A biografia do pastor Geraldo Marski.


Primeiro o Reino de Deus conta a história de como um jovem refugiado russo veio parar no Brasil e como deixou sua fé levá-lo durante toda a sua vida.

Geraldo Roberto Marski nasceu durante o período em que o Imperador / Czar Nikolau II dominava a Letônia (Rússia) em 06 de novembro de 1913. Filho de August e Emile Marski, Geraldo perdeu sua mãe aos cinco anos. No ano de 1920 sua família fugiu para o Brasil em busca de uma vida de paz e um lugar onde finalmente pudessem criar seus filhos. Eles foram parar em Benedito Novo - SC - uma colônia alemã e com oito anos ele trabalhava como pajem para uma família adventista, mas devido a uma doença voltou para a casa de seu pai. Como não falava nossa língua, ele foi estudar na Escola Adventista Alemã de Benedito Novo por um ano. Até 1930 ele mal falava o português. Em 1941 ele se formou em teologia e em 1944 casou-se com Alaíde, sua companheira até o fim, e com ela teve três filhos. Passou por diversos estados e sempre se surpreendia ao ver que o Brasil é tão grande. Em 1960, teve a oportunidade de visitar sua família na Alemanha, e pôde de rever seus irmãos após 46 anos de separação.

Fato interessante: O pastor Geraldo Marski viveu sua vida sempre ao lado de Deus, colocando sua fé sempre em primeiro lugar. No início de sua carreira como pastor, ele vivia viajando quilômetros a fio de bicicleta. Uma vez, um de seus filhos ficou muito doente, correndo risco de morte, e quando sua esposa finalmente conseguiu entrar em contato com ele, ele disse apenas que oraria por seu filho, mas que não poderia deixar o que estava fazendo no momento, que Deus não poderia ficar em segundo plano. Enquanto as pessoas pensavam "alemão desgraçado!", ele apenas orava e implorava para Deus que poupasse a vida de seu filhinho, porém que a vontade de Deus prevalecesse, e ele iria aceitar o que tivesse pela frente. Seu filho melhorou!

Em uma entrevista em 2005, ele disse que achava muito legal olhar a página de obituários da Revista Adventista e não ver sua foto lá. Era uma pessoa calma, serena, agradável. Em 2010, o pastor Marski faleceu com quase 97 anos, completamente lúcido. Era um domingo, e no início da noite ele fez o seu culto, cantou, leu sua Bíblia, jantou, foi dormir e descansou às 21:05. Sua história de vida é um exemplo para todos os que passam por dificuldades e não têm esperança em mais nada. Me surpreendi muito com esse livro, ele é pequeno, tem poucas páginas e se não me engano, li em dois dias, pois peguei a noite e terminei no outro dia. 

Quando escrevi sobre a biografia de Jane Austen, eu disse que gosto de biografias, e essa é uma daquelas que mexem muito com o leitor. Tem até algumas palavras em alemão pra gente aprender, rsrsrsrs... Super recomendo!

Bom gentemm, por hoje é só. Mas não precisa chorar, logo, logo eu volto, ahahahah...

Beijos pro cês!


 Primeiro o Reino de Deus - A História de Geraldo Marski - Odete G. Lima

10 comentários:

  1. Olá estou precisando adquirir este livro Primeiro o Reino de Deus uma copia ou PDF, e se tiver fisico eu compro como devo proceder?
    Att
    Fabio 31991282044

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio, tudo bem?
      Bom, infelizmente não tenho em PDF para disponibilizar para você, creio que a melhor opção seja entrar no site da Casa Publicadora Brasileira e fazer diretamente o pedido por lá.
      Espero ter ajudado!

      Excluir
  2. Parabens?! O pastor Geraldo é tio
    da minha esposa

    ResponderExcluir
  3. Olá, li esse livro que me foi emprestado pelo casal Waldeyer e Lóide Arouca, infelizmente não consegui encontrá-lo para compra, é um livro abençoado por Deus.

    ResponderExcluir
  4. Também estou a procura deste livro, eu tinha, devo ter emprestado pra alguém.
    Não acho pra comprar em lugar algum.
    Conheci o Pastor Geraldo quando ele pregou na minha igreja muitos anos atrás, amei ler seu livro. Se souberem onde acho me avisem por favor. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você o conheceu? Que incrível! Eu gostei muito desse livro, também li emprestado. Parece que virou relíquia, se não tem na Casa Publicadora Brasileira, talvez seja possível encontrar em um sebo, ou com algum adventista mais velho.

      Beijooooo! 🥰

      Excluir
  5. Eu encontrei esse livro jogado na porta da salinha das crianças da atrás da Igreja, foi deixado por um irmão do RJ que passava por aqui (MA), foi maravilhoso pra mim, foi em momento em que estava precisando ler uma história dessas. Depois passei a desejar conhecer esse homem, porém quando tive o contato com o livro, já fazia 3 anos que ele havia morrido, li a obra em 2013, ele faleceu em 2019.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo o erro: li a obre em 2013, ele faleceu em 2010

      Excluir
    2. É incrível como as palavras quando bem escritas falam diretamente em nossa alma, né?

      Excluir