terça-feira, 21 de março de 2017

Dica de Livro: O Menino Maluquinho - Ziraldo

    Oi fofinhos e fofinhas, tudo de boa?
Estou passando rapidinho hoje só pra deixar uma dica de livro fófis para o público infantojuvenil, mas, que todo adulto ama de paixão.




SINOPSE: Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas, era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas, na verdade ele era um menino feliz.

    Li a primeira vez aos onze anos e me lembro que chorei. É uma leitura fácil e divertida, cheia de ilustrações que nos remete a memórias nostálgicas. Ziraldo fez um trabalho perfeito aqui, tanto como autor como cartunista. Maluquinho é a representação de toda criança: livre, sapeca, amoroso, bagunceiro, esperto, e às vezes, tristonho. Passa por todas as fases, e como disse, nos dá uma sensação de nostalgia gostosa.




    Uns anos atrás fiz um Projeto Ziraldo com meus alunos do 6º ano, e O Menino Maluquinho foi leitura obrigatória. A maioria mão tinha ideia que era um livro e muitos nunca tinham sequer ouvido falar no Ziraldo. Fiquei pasma, como assim não conheciam o Ziraldo? Mas, após um projeto intenso, o resultado foi o único esperado: eles amaram! E tem como não amar?



    
    Essa semana li esse livro mais uma vez, para meus atuais alunos, e eles ficaram encantados. Ziraldo participou ativamente da minha infância, adolescência e ainda permanece aqui na vida adulta. E como disse lá em cima, passei rapidinho só pra indicar: leiam! É adorável!




    E ainda tem os dois filmes disponíveis no YouTube (filme 1 e filme 2) ambos com Samuel Rosa no papel principal, a série Um Menino Muito Maluquinho com o neto do Ziraldo como o Maluquinho adulto - aquele ator fofo que esqueci o nome dele, rs (episódio 1) - e ainda tem o filme Uma Professora Muito Maluquinha com a Paolla Oliveira.

   Espero que aproveitem a dica!

O Menino Maluquinho - Ziraldo. Editora Melhoramentos, 112 páginas. O meu tem a capa em alto relevo, linda demais! Recomendadíssimo!

***Fotos tiradas da internet

8 comentários:


  1. Cecy sua lindaaaa ♥♥♥
    Eu amo o Menino Maluquinho, é tão lindo e nostálgico :)
    Eu amei seu post, voltei a infância agora ♥
    Já vou lá ver os filmes e relembrar mais ainda.
    ótima quinta
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sua linda! 💖💖💖
      Como não amar, não é? Eu sempre volto à infância com as obras de Ziraldo!

      Beijoooo ❤

      Excluir
  2. Eu até hoje amo livros infantis, hahaha. Não lembro se li "O menino Maluquinho" na minha infância, mas já tinha lido algo em um livro de português, creio, do ensino fundamental. E rendeu, né? Tem até filmes e série.
    Beijoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Eu também, hahah!
      Ah, em todo livro de português em algum momento uma tirinha do Maluquinho aparece. Os filmes e a série são fofos demais, eu amo!

      Beijoooo

      Excluir
  3. Oieeeeee Cecyyyyyy
    Simplesmente amoooooo O Menino Maluquinho, Ziraldo é um autor que transmite energia vibrante e uma explosão de amor!
    Siiiiim já assisti os filmes e Uma Prof muito Maluquinha (achei o final tristinho), mas não conhecia a série.
    Vou lá xeretar rsrsrs
    Sabe que um dos meus posts mais acessados é Uma Menina chamada Julieta????
    Pois que excelente que os novos leitores estão se encantando com os livros!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luliiii!
      Ziraldo é uma graça, não só com o Maluquinho e a Professora, mas, tem A Turma do Pererê que é ótimo também! Eu amo! A Professorinha tem um final assim no livro também, eles ainda vão mais longe no livro falando que anos mais tarde uma das alunas a encontrou já uma vovó.
      Tenho um quadro aqui em casa pendurado que eu fiz para o projeto dos meus alunos com a história do autor em 12 quadrinhos. A série é uma fofura, você vai adorar!
      Eu amo a Juju, ela é uma fofura, fiquei encantada em saber que um dos mais acessados é uma obra infantojuvenil! Mas, meninas que eu gosto mesmo criadas por Ziraldo são a Tuiuiú e a Boneca de Pixe, da Turma do Pererê. Olha eu aí falando neles de novo, rs.

      Beijoooo

      Excluir
  4. EU adoro esse livro já li varias vezes para as ,minhas primas quando vem dormir em casa, até coloco a panela na cabeça. também já assisti o filme e encantador esse livro. bjs

    Taynara
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já fiz dessas, Tay, de botar panela na cabeça e fazer umas palhaçadas, hahah.

      Beijoooo

      Excluir