quinta-feira, 26 de março de 2020

Resenha #93: Pequenas Grandes Mentiras - Liane Moriarty

Olááááá, enfermeiraaaaaa....

Imagem da internet


Tudo bem com vocês? Espero que sim. Tem noção que não trago resenhas há um ano? Creeeedooo... Parei com isso, bora trazer a vida de volta para o meu cantinho.


     Não sei se vocês já assistiram a série da HBO Big Little Lies, ou Pequenas Grandes Mentiras, da autora Liane Moriarty. Eu já que tinha o livro, mas confesso que me surpreendi ao querer assistir a série antes de ler, e sinceramente, não me arrependi. Claro que o livro e a série são bem diferentes, bem diferentes mesmo, e eu gostei de ambas, e prometo fazer um livro x filme aqui, mas, não agora, hoje teremos uma resenha miojo,ok?
     Bora lá?

Big Little Lies (livro) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Imagem da internet

SINOPSE: Pequenas Grandes Mentiras conta a história de três mulheres, cada uma delas diante de uma encruzilhada. Madeline é forte e decidida. No segundo casamento, está muito chateada porque a filha do primeiro relacionamento quer morar com o pai e a jovem madrasta. Não bastasse isso, Skye, a filha do ex-marido com a nova mulher, está matriculada no mesmo jardim de infância da caçula de Madeline.
Celeste, mãe dos gêmeos Max e Josh, é uma mulher invejável. É magra, rica e bonita, e seu casamento com Perry parece perfeito demais para ser verdade. Celeste e Madeline ficam amigas de Jane, a jovem mãe solteira que se mudou para a cidade com o filho, Ziggy, fruto de uma noite malsucedida. Quando Ziggy é acusado de bullying, as opiniões se dividem. As tensões nos pequenos grupos de mães vão aumentando até o dia em que alguém cai da varanda da escada e morre. Pais e professores têm impressões frequentemente contraditórias e a verdade difícil de ser alcançada.
Em Pequenas Grandes Mentiras, Liane Moriaty, autora do best-seller O Segredo do Meu Marido, coloca em cena ex-maridos e segundas esposas, mães, filhas, bullying e escândalos familiares para nos lembrar das perigosas meias verdades que contamos a nós mesmos para sobreviver.

    Em Pequenas Grandes Mentiras, nós conhecemos algumas mães. Na sinopse fala de apenas três, mas, eu discordo, eu penso em cinco mães. As três protagonistas – Madeline, Celeste e Jane – e mais duas mães muito importantes: Renata e Bonnie. Celeste e Maddie são amigas há anos e agora seus filhos têm a chance de estudarem juntos e logo no dia da tutoria, elas conhecem Jane. Na verdade, Jane e Maddie se envolvem em um acidente de carro, e as duas se conectam imediatamente. Maddie está completando 40 anos, e logo após deixarem seus filhos na escola, as três mulheres vão até o café Blue Blues administrado pelo gentil Tom, para comemorarem o aniversário de Maddie.

    Jane é uma moça muito misteriosa e solitária. Diferentemente das mães locais, ela é bem mais nova que todas as mães dali: enquanto todas têm por volta de seus 40 anos, Jane tem apenas 24 anos, não é casada e vive em um pequeno apartamento na região e volta e meia recebe a visita de seus pais, que amam a filha e o neto incondicionalmente, e não se conformam de Jane ter escolhido se mudar para longe deles. Jane desenvolve uma ligação de amizade muito forte com Madeline e com Celeste imediatamente, a ponto de uma defender a outra como leoas. Celeste vive uma vida confortável com seu marido lindo, rico e amoroso. Perry é maravilhoso, inteligente, e ama sua família mais que tudo, só que esconde um lado violento e obsessivo que faz com que Celeste tema muitas vezes por sua vida. Porém, ela jamais conta para suas amigas seus problemas conjugais com Perry. No dia da tutoria com os alunos, uma das meninas, Amabella, filha de Renata Klein, acusa o filho de Jane de ter batido nela, e a forma como a professora resolveu isso, em minha opinião, foi nojenta: chamou todos os pais, disse o problema e pediu para que a menina apontasse quem tinha feito aquilo com ela. A menina acusou o filho de Jane, que recebeu a aversão de Renata imediatamente, e Celeste e Maddie a defenderam. A partir desse dia, a vida de Jane passou por um turbilhão: o filho passou a ser excluído na escola, Jane e Renata se agrediram física e verbalmente, e ela finalmente contou a Maddie sobre o pai de Ziggy, que compartilhou com Celeste a história, e as coisas começaram a ficar mais escuras antes de clarearem um pouco.

Resenha | Big Little Lies (1ª Temporada) - Lôba no Covil - Medium
Imagem da internet

    Maddie ainda precisava conviver com Bonnie – atual esposa de seu ex – e a veneração de sua filha mais velha por ela, que a admirava mais que tudo. Maddie vivia um casamento feliz com Ed e seus filhos, mas o afastamento de sua filha mais velha fazia com que ela sofresse muito. Bonnie era bem mais nova – talvez da idade de Jane –, vegetariana, fazia atividades físicas e ainda tinha tempo de cuidar muito bem de sua filhinha e de sua enteada com o maior amor do mundo. Nada de anormal até aí, só que as comparações que Abigail fazia entre sua mãe e sua madrasta não eram justas, e a própria menina sabia disso, mas, ela não podia evitar.

    Enfim, muita coisa aconteceu até que chegamos na cena do acidente, que na verdade é praticamente a primeira cena do livro. A trama é narrada pelos pontos de vistas das protagonistas com cortes para cenas dos depoimentos dos pais dos alunos sobre o acidente. Com relação ao acidente, é bem diferente da forma como acontece na série, com mais testemunhas, de uma forma mais rápida com tanto drama quanto na série, só que com um desfecho diferente. E após o acidente, as vidas das cinco mães mudam drasticamente, todas elas agora possuem um elo, mas escolhem viver de forma diferente do que a série nos traz. Confesso que algumas coisas na série me agradaram mais, mas num geral, eu gostei bastante do livro também.

    Juro que dei o meu melhor, mas acho que estou confusa com relação a essa resenha, ou melhor, eu confundi vocês, foi não? Hahahahaha...

     Enfim, Pequenas Grandes Mentiras foi minha primeira experiência com Liane Moriarty e eu gostei muito, achei a leitura rápida, nada de enrolação ou encheção de linguiça, e sim, eu recomendo.

Título Original: Big Little Lies
Autora: Liane Moriarty
Páginas e Ano: 460 páginas/2014.
Editora: Intrínseca

Beijoooooo

2 comentários:

  1. Eii Cecy, tudo bem? Quanto tempo!
    Eu vi alguns episódios da série, mas não cheguei a terminar a primeira temporada. Agora deu vontade de continuar.
    Confesso que, já sabendo um bocado da história por causa da série, não dá tanta vontade de ler o livro. Mas quem sabe? Gostei muito da resenha.
    Beijooos,
    Lari, do Leitura e Cappuccino.

    ResponderExcluir