terça-feira, 22 de maio de 2018

Resenha #78: O Espetacular Homem-Aranha: De Volta ao Lar - J. Michael Straczinski & John Romita Jr.

     Hello, tudo bem?
Me perdoem por estar em off esses dias, tinha pensado em tirar duas semanas após o BEDA, mas, postergou pra mais uma por uns motivos que não cabem aqui no blog. Mas, hoje trouxe algo muito especial.

    Como essa semana teremos uma data muito importante que é o Dia do Orgulho Nerd/Geek, essa semana teremos coisas especiais sobre a cultura nerd aqui no MLC. E para começar,  nada melhor do que uma linda resenha de HQ, não acham? E dessa vez, trago sobre um herói que ainda não tinha trazido por aqui.

Bora lá?

Imagem da internet

     SINOPSE: Ao longo de sua vida, Peter Parker com frequência se sentiu sozinho. Quando descobriu suas habilidades aracnídeas após ser picado por uma aranha irradiada, ele as manteve em segredo. Sua tentativa de explora-las para obter lucro resultou no assassinato de seu tio Ben. Aparentemente, ninguém compreenderia o difícil equilíbrio entre o mortal e o herói.
Até agora foi assim. Uma misteriosa figura surge de repente, exibindo poderes similares aos de Peter. Quem é esse homem misterioso? Quem são as pessoas que ele representa? E o que é esse mal ancestral que chegou aos Estados Unidos em busca de Peter?

     Não assisti ao filme De Volta ao Lar, então, não sei o que tem por lá e não posso dizer, mas, com certeza, não tem nada a ver com a HQ. Uma coisa que eu sei é que no filme, Peter ainda está na escola, o que não é o caso que encontramos no gibi. Eita, melhor começar do começo, rs!

Imagem da internet 
    Não li ao gibi que antecede essa história, mas, sei que Peter tem uma vida boa ao lado de sua linda esposa e supermodelo Mary Jane, mas, por alguns problemas relacionados ao Homem–Aranha – e não Peter – MJ toma a decisão de se separar do marido, mesmo o amando imensamente. E é assim que começa essa trama, com um Peter Parker arrasado pela separação de sua amada esposa. Sua depressão está tomando conta de seu ser e o herói se torna até um pouco descuidado com seus afazeres. Durante a noite, fica balançando por aí em suas teias e só para quando se cansa e durante o dia, anda sem rumo. Em uma dessas andanças por aí, um dia ele se depara com sua antiga escola e vê um aluno sofrendo bullying dos valentões. Peter então, relembrando da época em que ele próprio era adolescente, ajuda o rapaz, mas, este fica irritado, pois, agora será mais sacaneado que antes. Então, novamente em uma de suas noites de balançadas em teias, ele encontra uma pessoa, um homem de meia idade com poderes idênticos aos seus. Aranha fica completamente atônito ao encontrar alguém com as mesmas habilidades e quer algumas respostas, mas, o estranho - chamado Ezekiel – acaba lhe deixando com muitas dúvidas mais.

 "– Diga uma coisa, Pe... hã, Homem-Aranha. Não minta, pois vou perceber. Como conseguiu seus poderes?
– Eu... – Zek sabe quem sou e poderia fazer muito estrago com essa informação. Preciso entrar no jogo. Afinal, minha origem vai ser inútil para ele. – Uma aranha irradiada me picou.
– Ahá! Foi o que pensei. Isso explica sua forma de encarar a situação. Outra pergunta...
– Olha, eu já cansei de...
–Calma, você vai gostar dessa. Acredite.
[...]
– Eu tenho uma pergunta das boas. Vou provocá-lo como nunca provocaram antes... e nunca provocarão depois. Por isso preste atenção. A radiação possibilitou que a aranha lhe desse poderes? Ou a aranha tentou transmitir seus poderes antes que a radiação a matasse? O que veio primeiro: a radiação ou o poder? O ovo ou a galinha?”

Imagem da internet
    Claro que isso foi um choque tremendo para o Aranha, que nunca tinha cogitado essa possibilidade, e ficou muito pensativo. Ezekiel o deixou com seus pensamentos e cada um seguiu com sua vida. Simultaneamente, uma cara com cara de defunto e muito sinistro, chegou ao território do Aranha, procurando por uma essência pura de herói para se alimentar, e ele não pararia, não desistiria até encontrar essa fonte. E o novo amigo, Ezekiel, cada vez mais misterioso, seguia sua vida com seus negócios bilionários.

       Peter procurava consolo sempre em sua fiel amiga, mãe, confidente e tia, May, que estava fazendo o possível para manter a sanidade de seu sobrinho. Ao tentar uma vaga como professor de ciências na escola onde estudou na adolescência, o sentido aranha de Peter o alerta para um atentado na escola, e ele precisa usar sua inteligência e seus poderes para contornar a situação, e descobre um aluno brilhante em meio ao caos. Após conseguir a vaga na escola, causou uma comoção nos alunos e dividiu opiniões sobre professores que gostam do oficio e os que estão lá por estar. Assim, ele poderia ficar mais próximos dos alunos e tentar proteger os nerds como ele.

Imagem MLC
     A vida seguiu em frente, e alguns dias mais tarde, Ezekiel entra em contato com Peter e lhe informa que ele está em perigo. Ele leva Peter a um abrigo seguro, mas, o rapaz não aceita a ajuda, e o mal que estava esperando o momento para extrair a essência pura do Homem-Aranha atacou de um modo como nunca fora atacado antes. E agora, ele conhecia o cheiro do herói, ele o perseguiria e o encontraria, até que Peter finalmente desistisse e se entregasse de vez. E aqui, vemos um Homem-Aranha caindo em um buraco cada vez mais fundo, do qual não temos certeza se ele vai sair.

       Aqui chegamos em uma encruzilhada: Peter vai morrer pelas mãos do carinha defunto – que tá mais pra vampiro, pois, o homem vai beber o sangue dele, ou vai acabar se matando para evitar morrer pelas mãos do inimigo, e ter seu sangue bebido após morrer por conta própria. Ou seja, ele precisa morrer. Mas, como matar um herói tão querido? Straczynski não nos decepciona com um roteiro espetacular para essa HQ. E a arte de Romita é tão perfeita, seus traços são tão densos que dá para sentir o que eles sentem somente de olhar para as ilustrações. Sofri o tempo todo junto com Peter e com o Homem-Aranha, e se eu fosse você, leria só pra sofrer também, rs.

Imagem MLC

     Vou ficando por aqui, chuchus!

O Espetacular Homem-Aranha: De Volta ao Lar (The Amazing Spider-Man: Homecoming) – J Michaels Straczynski & John Romita Jr, Marvel Comics, Editora Salvat. Já diz o nome: Espetacular!

Beijooooo


8 comentários:

  1. Olá Cecy tudo bem???
    O Homem Aranha é o meu herói favorito! Ainda não li nenhum livro desse tipo, mas para os fãs parece ser imperdível!
    Beijinhoo
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rô!
      Se o Aranha e o seu herói favorito,deixe de ler ao menos essa, vale super a pena!

      Beijoooo

      Excluir
  2. Ceci NADA ver com seu post mas vou ler A rebelde do deserto e ver se e tao bom como dizem

    ResponderExcluir
  3. Desistiu dos blogs parceiros que ficavam ao lado?
    Sobre o gibi, é um dos meus preferidos do Aranha. Muitos "fãs", vivem xingando esse escritor, o JMS, por ele "ferir a essência", "ferir o canône", e etc, e hoje engolem um monte de porcaria que o novo escritor desse título, Dan Slott manda (que tá saindo do título esses meses, após 10 anos nele! Tô até trabalhando na tradução de algumas dessas últimas edições digitais). Eu mesmo, acabei desistindo de ler, e fui para DC, isso levando em conta do Aranha já ter sido meu personagem preferido de toda uma vida. Ainda sobre esse encadernado, tenho ele, e fica melhor a cada releitura. Além do quesito dramático, é um com uma das minhas brigas preferidas nos quadrinhos, que é o "1º round do Morlun contra o Aranha", e sim, o Morlun é um vampiro mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!!
      Não desisti não, só estou com a vida meio corrida ultimamente... Eu simplesmente amei essa HQ do Aranha, pra mim, melhor que essa apenas A Última Caçada de Kraven, que é a melhor HQ de todas, na minha opinião. Esse vampiro do mal aí me deixou assustada, sabia? Ele tinha tudo pra ser o pior pesadelo do Aranha e ele realmente foi! O drama forte também não deixa nada a desejar.

      Obrigada por passar sempre por aqui!

      Excluir
  4. Oieeeee Cecyyyyyy
    Não tem mesmo nada a ver com o filme, mas isso já aprendi aqui com vc, as HQs são bem mais elaboradas e os personagens muitoooooo bem construídos.
    Tenho curiosidade de ler uma HQ assim.
    E o Homem Aranha é um dos meus favoritos 😍😍
    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luli!!!
      Que saudade!
      Realmente, nunca tem nada a ver com os filmes, mas são sempre tão boas... Se o Aranha é um dos favoritos, leia mesmo!

      Beijoooo 💖

      Excluir