sábado, 4 de agosto de 2018

{{BEDA - Post #4}} Semana Lígia Dantas

   Hey, leitores!
Nem vou ficar muito tempo aqui na introdução, já vou passar pro conto rapidinho: 

Conto: Análise 

Imagem MLC
SINOPSE: Pablo sofre com decepções amorosas e vê-se embaraçado na transferência amorosa por sua analista.

   Assim como todos os outros contos da autora, esse também é curto e profundo, trazendo uma temática diferente do que estamos acostumados a ler da mesma. Para mim, esse foi o conto mais adulto e polêmico dela, porém, não aquele polêmico barraqueiro, mas, aquele polêmico que envolve constrangimento dentro do local de trabalho. 

    Pablo era um cara perturbado, já tinha sofrido por amor algumas vezes e agora estava em uma sinuca de bico quando se descobriu apaixonado por sua terapeuta. Ela por sua vez, nunca tinha ultrapassado sequer a linha da amizade, era apenas a terapeuta e ele o paciente. Ponto. Mas, não para Pablo, para ele, a mulher era tudo o que ele queria. Não sei se a Lígia já passou por isso com algum paciente, não sei se quem estiver lendo já passou por isso também, mas, eu já. Um aluno uma vez me deu umas cantadas. E ele era tão lindo, gente, daqueles que a gente pensa: "por que essa praga não apareceu na minha adolescência", hahahah... Tô brincando, gente, fiquei foi é bem assustada quando esse aluno chegou em mim. E pra me desvencilhar depois? Constrangedor... Mas, enfim, Pablo agora está disposto a conquistar sua terapeuta, precisa fazer com que ela ultrapasse a linha do profissionalismo e dê uma chance para ele. Chance essa, que só tinha na cabeça dele.

Imagem MLC
    Análise nos mostra como as pessoas podem se enganar com seus sentimentos confusos. Muitas vezes é normal projetarmos sentimentos inexistentes em figuras que nos mostram algum tipo de conforto, e nem digo só na questão romântica, mas, também no dia a dia. Somos muitas vezes confundidos com pais ou irmãos e em alguns casos, filhos também, as pessoas projetam aquilo que elas gostariam que outro fizesse por ela e muitas vezes constrange o outro. Devemos tomar cuidado com nossas atitudes, assim, não machucamos ninguém e não saímos machucados. 

    Acho que já tô enchendo linguiça, tô com sono e não sei se isso saiu exatamente do jeito que eu queria que saísse... Enfim, para ler Análise, clique AQUI que você já vai direito no conto. E não esquece de adicionar a Lígia pra não perder mais nada dessa autora incrível!

Beijoooo 

2 comentários:

  1. Adorei a resenha!!! Você foi bem precisa ao relacionar essas transferências amorosas com projeções de pessoas que marcaram a vida.
    Imagino o aperto que você passou com seu aluno rs.
    A transferência amoroso é sempre um desafio na psicanálise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala! Sei como a terapeuta se sentiu, rs. Acho o máximo como você consegue escrever tantos temas diferentes e colocar de forma não agressiva temas como luto, amizades falsas, sinceridade extrema e tudo o mais.

      Beijooooo

      Excluir