sábado, 17 de dezembro de 2016

Resenha #40 - Depois de Você - Jojo Moyes

    He - eyyyy!!!
Em minha defesa: meu sobrinho que nunca tem folga teve folga ontem e veio com a esposa e os filhos nos visitar. Quando eles estavam indo embora, minha irmã e meu cunhado chegaram. Não deu pra chegar perto do computador. Mas, hoje estou aqui para compensar o post não feito de ontem.

Imagem: Mundo Literário da Cecy

    Então, para não perder mais tempo, bora pra resenha? Ah, se você não leu Como Eu Era Antes de Você, talvez não seja interessante ler essa resenha, pode conter spoiler desnecessário, ok?

SINOPSE: Quando uma história termina, outra tem que começar.
Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos, Como Eu Era Antes de Você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado milhares de fãs de Jojo Moyes.
    Em Depois de Você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga a voltar para a casa de sua família, mas também permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
    Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Imagem: Mundo Literário da Cecy

    Após essa sinopse, quase não tenho muito o que falar, né? 
Enfim, Lou está desolada por ter perdido Will. Vive se culpando se poderia tê-lo salvo ou não. Após voltar de Paris ela passa um tempo viajando e compra um apartamento em Londres, sua mãe ainda não fala com ela e as conversas por telefone com seu pai e irmã não duram muito. Ela trabalha, volta pra casa e bebe. Trabalha, volta pra casa e bebe. E assim segue seus dias. Uma das noites ela vai para o terraço do prédio e sobe no muro de segurança, gritando como uma louca, quando ela ouve uma voz e se assusta. Resultado? Lou despenca do prédio! Vai parar na varanda do quinto andar destruindo uma cadeira de praia e um toldo. Ao ser amparada por paramédicos, Lou se desespera com a possibilidade de ficar paralisada. Após muita anestesia, Lou finalmente acorda e dá de cara com sua mãe. Muito tempo se passou desde que ela saiu de casa para ir para a Suíça com Will - quando sua mãe deixou de falar com ela - e apesar de ser um momento ruim, Lou ficou muito grata por ela estar ali perto.

    Ao voltar para a cidadezinha onde morava, Lou notou que as pessoas ainda se incomodavam e até mesmo a culpavam pelo que aconteceu com Will, e após alguns meses quando já estava praticamente recuperada, ela decide voltar para casa. Além do mais, para piorar tudo, sua família está convencida de que ela na verdade se jogou do prédio numa tentativa de suicídio e não acreditam em outra possibilidade. Seu pai então a faz prometer que ela frequentará um grupo de apoio para pessoas enlutadas como condição para ela ir embora. 

Imagem: Mundo Literário da Cecy

    Lou parte novamente para casa, volta para seu emprego medíocre com um novo e odioso chefe, um uniforme ridículo e passa a frequentar o grupo de apoio. Ela encontra bons amigos nesse grupo, e um dia ao término de uma sessão, ela vê que o paramédico que a resgatou estava lá para buscar o mais jovem membro daquele grupo. Lou nota o quão bonito e agradável ele é, e como ele claramente flertava com ela, mas, se afasta por não se sentir preparada para estar com ninguém. Uma noite, quando ela estava completamente sem perspectivas, alguém bate em sua porta. E quando ela menos imagina que tudo pode mudar, lá está a vida a surpreendendo novamente. Quem está em sua porta é Lily. Uma moça linda, esperta e que traz o passado recente de Louisa à tona. Ela agora precisa saber como encarar tudo o que lhe espera e encaixar Lily em sua vida.


Imagem: Mundo Literário da Cecy
    Muita água rola por aí. Lou precisa bancar a mãe de Lily uma vez que a mãe da menina lança a filha à própria sorte, precisa colocar seus sentimentos em ordem, pois está envolvida com Sam, mas não consegue esquecer Will e a sensação de que está traindo sua memória a abate e ainda por cima, precisa urgentemente arrumar um emprego decente. Uma proposta surge, decisões precisam ser tomadas, Lily e Sam estão cada vez mais íntimos e com um lugar cada vez maior no coração de Louisa. O que ela deve fazer? Como deixar o passado pra trás se ele literalmente bateu em sua porta? E pior: como deixar o passado se ela não quer esquecer o que viveu?


Imagem: Mundo Literário da Cecy

   Eu poderia responder todas as perguntas, mas, eu não quero! Ahahahahaha!!! Leiam pra saber! Eu finalmente consegui fazer uma resenha sem soltar spoilers, hahahah!!! FELICIDADE!!!

    Sabe, esse livro me deixou muito brava com Louisa, principalmente pelo fato de eu ter notado o quanto sou parecida com ela. Ela também é uma personagem muito real, é muito fácil escrever livros com personagens que são extremamente bem sucedidos, ou tão mal sucedidos que sabemos que ninguém pode ser tão azarado assim, mas, dificilmente lemos um livro onde o protagonista passa pelas dificuldades comuns do dia a dia, e isso é tão legal! Quando digo que tenho bronca de Lou, é porque notei que caso fosse eu quem estivesse no lugar dela, provavelmente deixaria as oportunidades passarem pelo mesmo motivo. Lou é empática demais, e isso acaba atrasando a vida dela, sempre pensando nos outros, na felicidade do próximo, mas, nunca nela mesma. E eu faria igualzinho. Por isso a bronca, hahah... Ou seja, aprendi com esse livro que às vezes preciso pensar em mim, e isso não é um ato egoísta!

    Agora, falando sobre a capa: me surpreendo com os detalhes tão meigos das capas das obras de Jojo. Simplesmente perfeita a silhueta de um pássaro levantando voo em um campo com relva baixa. Pra mim fala muito sobre o livro. Will sempre incentivava Clark a crescer em sua vida, sair de sua zona de conforto, e, para mim, o pássaro representa Louisa finalmente tomando as rédeas para controlar sua vida. De repente, pode não ser nada disso, mas, pensei dessa forma. Eu recomendo, gostei bastante!

Depois de Você  (After You ) - Jojo Moyes - 320 páginas - editora Intrínseca.
    
    Então é isso, amores, vou ficando por aqui! Te cuidem, e até terça! ~.^

Ah! Eu ainda não falei pra vocês que estou navegando nas águas misteriosas do Skoob! Ainda aprendendo mexer naquela jossa, mas, aos pouquinhos vai, rs! Eu quis colocar a estante do Skoob aqui no painel, mas, ficou enorme e horrível, então, vou deixar o link direto mesmo, rs!

SKOOB

Beijoooooo

12 comentários:

  1. Te confesso que tenho muita vontade de ler esse livro, até iniciei o primeiro, mas desisti. Quem sabe um dia eu crie coragem.

    Parabéns pela resenha. Um beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Eu gostei muito mais do primeiro do que deste, mas é um bom complemento para Louisa. Quem sabe um dia?

      Beijoooo

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Lu! Eu penso como.você, pra mim a história acabou no primeiro livro, teve um desfecho legal, seria perfeito, mas, já que tem a continuação, como meu disse no comenta acima, foi um bom complemento para a protagonista. Não precisava, mas...

      Beijoooo

      Excluir
  3. oi cecy, não li esse ainda, mas pela sua resenha, já percebi que também me identifico com a Louisa. Fiquei ansiosa agora, para saber que rumo ela irá tomar. ótima resenha flor beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tay! Você também é uma Louisa da vida? Vixiii! Hahahah... É interessante, se tiver oportunidade, leia sim!

      Beijoooo

      Excluir
  4. Oii Cecy!

    Eu amo muito Como eu era antes de você e estava super ansiosa para ler a continuação quando foi lançada, mas aí muita gente se decepcionou e eu acabei me desanimando. Sua resenha, entretanto, me fez querer ler novamente e farei isso assim que surgir a oportunidade!

    Beijooos!

    leituraecappuccino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari! Eu também amei de paixão Como Eu Era Antes de Você, e pra mim o livro terminou legal. Na minha opinião não precisava ter uma continuação, mas, foi legal ver como Lou se virou sem Will. Leia sim, e não vá na onda dos outros, tire suas próprias conclusões!

      Beijoooo

      Excluir
  5. Olá Cecyyyyyyyyyyyyyy
    Como eu disse no post anterior, eu que não sou JojoLovers me apeguei a história da Lou & Will.
    Agora estou com medo que esse livro não seja tão redondinho sabe????
    Para mim a história fechou naquele, mas lendo sua resenha talvez fique em aberto a possibilidade de uma trilogia.
    Vai ver a Lou está pronta para seguir adiante, mas nós leitores ainda não estamos prontos para vê-la com outro alguém?????
    Huuummmm antes eu era tipo Lou agora sou "bicho" ruim de egoísta, meu namorado diz que eu pra mim venho em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar. Ah mas eu acho que não. Venho em quinto também rsrs
    Essas capas estão lindonas né non????
    Aaaahhhhh está gostando do Skoob?????
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luli!!!
      Assim... A história tem começo, meio e fim, não deixa pinta solta assim como no primeiro livro. Ressalto que pra mim não havia necessidade de um segundo livro, mas, a história continua de uma maneira interessante. Confesso que também me apeguei a Will + Lou e foi muito difícil imaginá-la com outro, eu realmente não estava preparada, hahah.
      Quanto as capas, são fantásticas! Adoro ficar imaginando as histórias por trás delas, hahaha.
      E o Skoob é bom pra gente se policiar sobre as metas, hahah. As minhas eu não vou cumprir todas, infelizmente, mas, vou chegar no quase.

      Beijoooo

      Excluir
  6. esse está na lista de 2017 e depois da sua resenha então, que resenha maravilhosa, adorei, bjinhos da Joyce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que estou te inspirando, Joyce! Fico feliz com isso, heheh...

      Beijoooo

      Excluir