quinta-feira, 4 de abril de 2019

{{BEDA - Post #4}} Entrevistando: Vânia Lara

    Olá leitores, tudo bem com vocês?

Estou passando aqui hoje para apresentar para vocês a parceira querida do blog Vânia Lara. Conheci a Vânia a Bienal SP 2018 - e eu tenho certeza que já disse isso antes, rs - e me encantei por ela, fiquei muito feliz quando fui selecionada para ser parceira.
Sendo assim, algumas parcerias da autora fizeram diversas perguntas para ela, e foi respondido em forma de entrevista, e estou trazendo aqui para que todos tenham a chance de conhecer essa mulher mara, que tal?

    Agora chega de bolodórios, bora lá?

Imagem SKOOB

O que levou você a escrever a história Acima de tudo, de onde veio a inspiração? De onde surgiram os personagens do livro?

O “Acima de Tudo” surgiu depois de uma amiga contar sobre sua perda trágica no passado e isso me marcou muito. Pude sentir a dor desta mulher e então, quis exprimir através de um romance aquilo que absorvi naquele relato. No entanto, não tive a pretensão de fazer desta história um livro; a princípio era para ser apenas um conto sobre o que minha amiga relatou do seu passado, contudo, a história de Evelyn, a personagem principal, foi crescendo com novas tramas, novos enredos, cenas, envolvendo outros personagens que, quando dei por mim, o conto inicial havia se transformado em um livro.

Quando você percebeu que queria escrever se tornar escritora? Teve alguma motivação ou influência? Pensou em desistir em algum momento?

Nunca tive a pretensão em ser escritora, apesar de desde pequena gostar de escrever e de passar para o papel algo que vi, ouvi ou até mesmo senti em um acontecimento. Enquanto escrevia nunca pensei em desistir, porém não tinha pretensão nenhuma em que o Acima de Tudo fosse publicado. Contei com pessoas incríveis que me incentivaram e apoiaram para que eu enviasse o original às editoras, e foi através da insistência de meu esposo, de minha irmã e cunhada que leram o texto original, que resolvi publicar e oficialmente me tornar escritora, mas confesso que bateu certa insegurança antes de assinar o contrato com a Coerência.

Qual a sensação que você, como escritora, tem quando recebe um elogio do livro ou critica?

Sempre fico apreensiva quando um leitor diz que está lendo meu livro! Quando recebo elogios acerca dele me impulsiona a continuar escrevendo e influenciando outros com meu trabalho; é realmente gratificante saber que minhas palavras atingiram o coração de um leitor. É triste quando recebemos uma crítica em relação ao nosso trabalho, porém compreendo que cada um tem sua opinião, eu mesma como leitora me peguei várias vezes querendo mudar o rumo da história ou irada com um personagem. Enfim, acredito que todas as opiniões são bem-vindas desde que seja feita com respeito, isso é o mais importante, afinal, estamos neste mundo para aprender, sempre.

Qual foi a sensação de ter seu primeiro livro publicado?!

Fui acompanhando o crescimento do Acima de Tudo, criando forma e vida aos poucos através da diagramação, capa, capa completa..., contudo, tê-lo nas mãos pela primeira vez, sentir o cheirinho de papel recém impresso, o peso dele nas minhas mãos e poder abraçar a minha obra foi uma sensação incrível e um sentimento inexplicável, de um sonho realizado, um trabalho árduo concluído e um grande passo em um terreno totalmente desconhecido: o mundo literário.



Qual melhor horário para escrever? Existe algum ritual ou hábito em seu processo de escrita? Algo que a ajude neste momento de criatividade?

Quando escrevo um conto ou cenas para um livro gosto de colocar meu fone de ouvido com minhas músicas preferidas, na maioria das vezes românticas, é claro, no entanto, depende muito do que vou escrever, se é, por exemplo, uma cena de suspense ou mais engraçada, procuro músicas que me trazem estes sentimentos. (Particularmente, Evy e Jim têm sua própria trilha sonora.)
Preferencialmente escrevo à noite, enquanto meus filhos dormem, mas também escrevo no horário do meu almoço na escola onde trabalho. Entretanto, como gosto de observar pessoas, lugares, situações... há alguns momentos do dia onde sinto a necessidade de pegar um caderno ou até mesmo o bloquinho de notas do celular e colocar ali as palavras que estão borbulhando em minha mente, em qualquer lugar em que eu estiver.

Como foi o processo de escrita? Quanto tempo demorou para ele ser escrito e concluído?

Escrevi a história do começo ao fim durante um mês corrido, depois, ao longo de um ano, voltei reescrevendo quantas vezes considerei necessário, alterando falas, mudando cenas, melhorando a personalidade dos personagens, enfim, até eu considerar pronto para enviar às editoras e escolher a Editora Coerência para receber o Acima de Tudo.

Você encontrou dificuldades para escrever o livro ou alguma determinada parte? Qual foi essa dificuldade e porque? Como superou?

Minha maior dificuldade para escrever o Acima de Tudo foi encontrar tempo! Tenho dois filhos pequenos e trabalho o dia todo como professora; equilibrar a escrita com cuidados com a casa e momentos com família confesso que foi, e é, um pouco difícil, mas não impossível quando realmente queremos.
Na parte narrativa ou criativa não encontrei grandes dificuldades, pois gosto bastante de escrever sobre dores, amores, enfim, sentimentos que nos trazem forças para continuar, porém, foi necessário um tempo de pesquisas para me informar a respeito de leis de proteção à mulher, abuso moral, brechas na lei e outras questões judiciais que mencionam no livro, no entanto, não queria que ele ficasse técnico demais, por isso precisei contrabalancear muito com a parte criativa e ficcional.
Entretanto, preciso confessar que chorei bastante ao escrever e reler a cena onde Evelyn relata seu passado e revela seu segredo ao Jim, depois de um momento de desespero atribulado por seus pesadelos e fantasmas.

Muitos leitores compram o livro pela capa e a do Acima de Tudo é magnífica. Ela tem algum significado ou é apenas uma ilustração?

Tem um significado sim. O balão simboliza a liberdade, como se Evelyn estivesse pronta a largar e deixar ir tudo o que a fizera sofrer, impedindo-a de ser feliz e seguir em frente, por isso, na capa há também um caminho à sua frente onde irá trilhar e refazer seus passos para um futuro ao lado de novos amigos e um possível novo amor. Pode haver outras interpretações ainda, qual é a sua? rsrsrs.

Fale-nos dos teus projetos lançados ou próximos lançamentos. Você tem algum projeto em andamento ou que gostaria de fazer e ainda não começou?

Acima de Tudo foi meu primeiro livro lançado pela Editora Coerência, mas tenho um conto que será lançado pela editora Essência Literária, na Antologia intitulada Momentos inesquecíveis; meu conto se chama Caminhos cruzados. Ainda não há data para lançamento, mas espero que seja em breve.
Tenho outro livro em fase de revisão chamado Esperança e creio que ano que vem entrego a Editora Coerência para publicação.
Estou rascunhando uma próxima história onde os personagens são Romeu e Laura (do livro Acima de Tudo), talvez se torne um spin-off, mas isso já é assunto para daqui uns dois anos.

Quando você está iniciando um novo livro, você utiliza algum material como referência para escrever ou é simplesmente inspiração momentânea?

Minhas histórias se baseiam em algo real, a dor, o sofrimento, as alegrias e conquistas de alguém, estes são meus pontos de partida, a partir disso, as ideias vão chegando, ora de pouco em pouco, outras aos borbotões. O importante é estar aberta para absorver atitudes e falas, sentimentos e emoções daqueles que me cercam.

Quais as dificuldades que você enfrentou como autora ou para se manter no mundo literário?

Creio que a maior dificuldade no mundo literário é quebrar paradigmas e preconceitos em relação à literatura nacional. Muitos leitores pecam por falta de informação e até mesmo de hábitos de leitura, pois há muitos escritores nacionais que arrasam, mas não encontram apoio no mercado literário. Entretanto, podemos mudar esta história, se cada um fizer a sua parte, comprando, lendo e divulgando a literatura nacional, em breve mudaremos este quadro.

Quais seus escritores/livros favoritos que te inspiram no mundo da literatura?

Sou uma leitora voraz e assídua, leio de tudo, mas tenho minhas preferências que são os livros de romance. Tenho alguns escritores que gosto bastante: Julia Queen e Nicholas Sparks, porém são os escritores nacionais que me inspiram neste mundo literário, aos quais posso destacar a Marta de Miranda e Priscila Debly, ambas da Editora Coerência.

Imagem da internet
Se você pudesse voltar no tempo, para que data ou momento voltaria?

Uma pergunta muito interessante, porém, nunca parei pra pensar sobre ela... Não tenho a intenção de voltar no tempo para modificar algo ou alguma atitude, pois creio que o que somos hoje é fruto da bagagem que trazemos no decorrer de nossa trajetória. Mas se pudesse voltar, talvez seria para o dia do nascimento dos meus filhos, a fim de vivenciar a alegria de tê-los pela primeira vez em meus braços. Uma emoção incrível e indescritível.

Defina o Acima de Tudo com uma frase.

A frase que resume ou define o Acima de Tudo é uma dita por Evelyn, a personagem principal, ainda no começo da história:
“Às vezes, o que precisamos fazer para mudar o destino e a sorte é, somente, cruzar uma porta. Precisava descobrir qual abrir e tudo iria mudar.”

    Então era isso, pessoas! Espero que tenham curtido, amanhã eu volto!

Beijos + Abraços + Bombons...


8 comentários:

  1. Já está na minha lista a um tempo para leitura futura.
    Passará na frente de todos... fiquei curiosa para ler o livro dela.
    Amei a entrevista , a propósito ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kakau!
      Massa, né? Isso aí, passa na frente, também fiz isso, hahahah!

      Beijoooo

      Excluir
  2. Amei... E amo o livro também 🎈💗

    ResponderExcluir
  3. Que amor a Vânia Lara.
    Adorei as respostas dela e como ela tem um envolvimento intrínseco com a escrita, narrativa e personagens.
    Sucesso para ela!
    Essa capa de livro é mara.
    O livro vai para a wishlist.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo essa capa, Luli, e a Vânia é a fofura em pessoa!

      Beijoooo 💖

      Excluir
  4. Adorei essa entrevista, tanto as perguntas quanto as respostas, esse livro é top. Bjuuuu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fofo demais, né?
      Tanto livro, quanto capa quanto autora!

      Beijoooo 💖

      Excluir