quinta-feira, 12 de agosto de 2021

{{BEDA #12}} Clássicos que Todos Deveriam Ler

      Olá, Leitores, tudo de boa?

     Ultimamente estou lendo diversos clássicos, coisa que eu sempre tive uma certa dificuldade e posso dizer que até uma certa bronca. Ouvir coisas do tipo "não acredito que você nunca leu Dostoievski", ou "que tipo de professora de literatura você é se nunca leu Vidas Secas?" 

     E quer saber? Nunca li Dostoievski mesmo, nem Vidas Secas. E não tenho vontade de ler. Isso me torna uma pessoa péssima? A conclusão que eu cheguei, é não. Isso me torna um tipo de leitora que se agrada com outros tipos de leitura. 

     Mas, alguns clássicos sempre me pegaram pelo pé, comecei minha vida de leitora lendo os clássicos dos contos de fadas. Os irmãos Grimm e Andersen são clássicos, certo? Ainda na infância me lembro de ter lido Pollyanna - clássico -, aos 12 li Romeu e Julieta - clássico - e aos 16 li várias peças de Shakespeare. Aos 18, li A Testemunha Ocular do Crime, meu primeiro livro policial, meu primeiro de Agatha Christie.

     Claro também que aí depois li alguns de Jane Austen, O Morro dos Ventos Uivantes (nunca mais lerei, rs), O Grande Gatsby, Alice no País das Maravilhas, Viagem ao Centro da Terra. Amei alguns, outros não.

Imagem MLC



     Do ano passado pra cá, li alguns da Agatha, Lewis Carrol, F. Scott Fitzgerald, Jane Austen, JRR Tolkien. Ah, e li George Orwell, no mês passado. A Revolução dos Bichos. Incrível, atual, duro, rebuscado, fácil, ácido... Gostei muito.

     Enfim, só acho que todos deveriam ler esses clássicos. Não pelo fato de achar que clássico é melhor que contemporâneo, mas, pelo simples prazer de ler e descobrir que, mesmo há tanto tempo, as coisas não eram tão diferentes do que é hoje em dia. 

Imagem MLC



    Então, era isso!

Beijo e queijo!

    

Um comentário:

  1. Oi amiga .
    Fiquei muito feliz com sua visitinha no meu blog.
    Eu também ainda não li "Vidas secas " e nenhum livro desse autor russo renomeado que é o Dostoievski" ,porém tive a sorte de nunca ter sido julgada por não ter lido estes livros e talvez eu tenha um pouco de curiosidade de le-los por causa disso.
    Mas minha relação com classicos não é tão contínua, eu também sou apaixonada pela Jane Austen e Agatha Christie.
    Gosto dos livros do Alexandre Dumas ( já leu ? São ótimos) .
    Também amo "A revolução dos bichos" ,e incrível, neh?

    Realmente ,quando lemos livros mais antigos nós percebemos como nós não mudamos tanto assim como gostamos de imaginar.

    Amei sua reflexão

    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir