domingo, 1 de agosto de 2021

{{BEDA #1}} Dica de Livro Infantil: Chuva de Manga, James Rumford

      Alô, olá, alô, vai tudo bem?

Pessoas, como vão? 

E hoje estou trazendo o primeiro post do BEDA MLC! Sim, postagens todos os dias em agosto, eu disse que estava voltando com tudo, hein?

     Estou passando aqui hoje para dar uma dica de um livro muito fofo! Como professora, a gente passa a ter contato com diversos livros infantojuvenis, e tenho que falar desse aqui: Chuva de Manga, do autor James Rumford.

Imagem da internet



SINOPSE: O Chade é um país que fica lá longe, no centro do continente africano. Seu povo vive uma realidade diferente, e ao mesmo tempo, próxima do nosso coração brasileiro. Há terras secas e alguns  momentos de fertilidade, no solo árido - uma bênção da água que cai do céu. A leitura aproxima os povos. Por meio do dia a dia do menino Tomás. os leitores poderão imaginar o que é esperar pela chuva, fazer um carrinho de lata e apreciar os frutos da terra generosa que nos oferece alegria de saborear e cheirar uma manga dourada.


     Eu li esse livro há alguns anos e me apaixonei completamente pelo enredo. Foi durante uma semana que estive falando sobre a África com meus alunos - quando eu dava aulas para os menores - e cada dia da semana nós lemos um livro sobre alguma parte da África, e o Chade foi o escolhido. É muito fofa a forma como Tomás enxerga sua realidade e sua vida, e a expectativa para a temporada de chuvas que fará com que as mangas fiquem maduras, nos deixa aquela vontade de comer uma manga madurinha e doce...

Imagem MLC


     Quando estive a primeira vez em Caputira - MG, eu tive a chance de me deparar com a mesma situação de Tomás: minha mãe estava doidinha para comer as mangas, os pés estavam carregados e as mangas estavam bem verdes. Minha prima disse: "Tia, assim que chover ficam madurinhas..." Choveu um dia antes de virmos embora, e no outro dia de nossa partida, as mangas começaram a madurar. E eu achei que parecia milagre, menos de 24h antes, as bichinhas estavam verdes, e no outro dia, já começando a amarelar as cascas.

     As cores usadas nas ilustrações são em tons de marrom, algo bem terroso, para nos dar a sensação da seca e do calor. O livro tem apenas 28 páginas, dá para a criança ler e viajar pelo Chade. Fora que logo a primeira página, é um mapa do Chade com uma explicação sobre a geografia local.


     Ideal para crianças em fase de alfabetização de 5 - 8 anos, mas, todas as idades merecem sentir a doçura das mangas e o frescor da chuva tão escassa e esperada no Chade pelas páginas desse livro.

Imagem da internet


     Apaixonante! Ganhador do selo Altamente Recomendável FNLIJ, fala sobre a felicidade dos chadianos, pessoas que têm tão pouco e valoriza tudo. 


Título: Chuva de Manga

Páginas: 28

Autor: James Rumford

Editora: Brinque Book

Compre Aqui: Amazon


     Amanhã eu volto, gentemmm...


Beijoooo


Nenhum comentário:

Postar um comentário